O Blog da Mozilla no Brasil

O Firefox Flicks no Festival Internacional Independente de Cinema de Buenos Aires (BAFICI)

Postado por jessemontano

Para celebrar o Firefox Flicks, nosso concurso global de vídeos, vindo para a América Latina, a Mozilla convidou a comunidade cinematográfica internacional para a “Noite Mozilla” do BAFICI em Palermo Soho na noite de quinta-feira passada, 19 de abril.

Naquela noite os nossos convidados tiveram a oportunidade de encontrar mozileiros de toda a América Latina, Espanha e Estados Unidos, assim como vários membros notáveis da comunidade cinematográfica latino-americana, e também de conhecer as histórias deles. Os convidados puderam tirar fotografias com o nosso exclusivo mascote do Firefox em tapete vermelho e bater papo com o presidente da Mozilla, Gary Kovacs, ou com a nossa Chief Lizard Wrangler, Mitchell Baker.

Mozillians enjoying the Firefox Flicks event hosted by BAFICI on Thursday evening April 19th in Buenos Aires' Palermo Soho. From right to left: Mary Colvig, the Firefox, Mitchell Baker and Jesse Montano

Mozillians enjoying the Firefox Flicks event hosted by BAFICI on Thursday evening April 19th in Buenos Aires' Palermo Soho. From right to left: Mary Colvig, the Firefox, Mitchell Baker and Jesse Montano.

O Firefox Flicks é o concurso de vídeos da Mozilla, que está solicitando inscrições para contar a história do Firefox. Esta é a segunda vez que a Mozilla está realizando o concurso; contudo, é a primeira vez que ele está sendo realizado globalmente, dividindo o mundo em quatro regiões: América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Na Mozilla estamos extremamente entusiasmados com a quantidade de inscrições que estamos recebendo da América Latina e adoraríamos agradecer a todos que tornaram isso possível, como a equipe do BAFICI, o Club Serrano, membros da imprensa e todos os mozileiros da comunidade, que sempre atendem ao nosso chamado. Com uma lista sempre crescente de apoiadores, esperamos definitivamente que esta não seja a última vez que a América Latina participa da competição.

Os ganhadores selecionados do Firefox Flicks terão a oportunidade de viajar para o Festival de Cannes de Curtas Metragens como convidados da Mozilla. Outros grandes prêmios incluem um pacote de locação de equipamentos de vídeo digitais da Panavision, avaliado em US$ 60.000,00, para cada ganhador regional (4), para equipamentos de filmagem ou despesas acadêmicas. Para inscrever-se, você tem que apresentar o seu vídeo até 1º de maio, através do www.firefoxflicks.org.

Participe ou vote hoje e faça parte da história do Firefox! O último dia para a inscrição está chegando – 1º de maio de 2012.

Comentários (1)

Surfando na web e nas ondas

Postado por jessemontano

Firefox pegou um Sol, areia e ondas na etapa final do campeonato Brasil Surf Pro de 14 a 18 de dezembro em Florianópolis, na Praia da Joaquina!

Neste campeonato, premiado como o Evento mais Sustentável do mundo em 2011, as pessoas desfrutaram de uma escultura de areia inspirada no Firefoxpelo renomado artistaSergio Prata, tatuagens temporárias, outros brindes e um excelente lounge para relaxar.Exatamente o ambiente perfeito para reunir-se com uma comunidade que respeita uma boa causa.



Gostaríamos de parabenizar todos os participantes e oferecer uma salva de palmas aos ganhadores; Tomas Hermes e Diana Cristina. Nesta foto, Mozilla premia as finalistas Juliana Quinte Gabriela Teixeira.


Outro momento a ser lembrado foi quando esta lindas tartarugas marinhas foram devolvidas ao oceano pelo projeto Tamar. A tartarugas, que haviam sido capturadas por redes de pesca, receberam todos os cuidados ganhando sua saúde de volta e depois devolvidas para seu habitat como fechamento das atividades do evento.


Estamos muito orgulhosos de ter participado deste evento, pois é certamente um fim de semana a ser lembrado!

Nós da Mozilla Firefox apoiamos e incentivamos atividades sustentáveis, que não somente promovem um sentido de comunidade, mas também proclamam um mundo para todos.Se você concorda, una-se ao nosso movimento no link  www.detodosparatodos.org.

Comentários (1)

“De todos. Para todos”

Postado por Luca Toledo

Nós da Fundação Mozilla acreditamos na importância da Web. E sabemos que juntos podemos lutar para que ela continue pertencendo a todos, hoje e sempre.

Fazemos isso porque acreditamos que essa é a coisa certa a ser feita. E porque acreditamos que as pessoas tem o direito de ter controle e autonomia sobre o que acontece com suas vidas no ambiente digital.

Por isso foi uma alegria para a Mozilla ter participado algumas semanas atrás de dois eventos significativos para a construção de uma Web livre e aberta: a 3ª Conferência Web W3C Brasile a LINUXCon Brasil 2011.

O W3C é um consórcio internacional que visa conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. E por isso escolhemos fazer o pré-lançamento da campanha “De todos. Para todos” na 3ª Conferência W3C Web Brasil. Essa é a primeira campanha na história da Mozilla pensada especialmente para a América Latina e o Brasil, levando em consideração o “tempero” cultural de cada país.

Guillermo Movia, membro da Mozilla Hispano e um dos principais palestrantes
da 3ª Conferência W3C Web Brasil, apresentando a nova campanha “De todos. Para todos”.

 

Na LINUXCon Brasil 2011, distribuimos flyers e adesivos da nova campanha, e foi um sucesso!

E tem mais novidades! Fizemos o lançamento oficial da campanha “De todos. Para todos” na 3ª edição do Festival de Cultura Digital BR, no Rio de Janeiro. O Festival, que aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro no MAM e no Cine Odeon, contou com oficinas, palestras, debates, mostra de experiências e atividades artísticas e promoveu o encontro de pessoas de todos os continentes ao redor de temas sobre cultura, tecnologia e cidadania.

Tivemos um lounge da Mozilla no Festival onde as pessoas puderam conhecer em primeira mão a nova campanha, e gravamos depoimentos que farão parte do website da campanha “De todos. Para todos” e fizemos oficinas sobre a Mozilla Firefox.

Apresentamos também no Festival a 1ª edição do “Prêmio Mozilla Firefox Libertadores da Web”, homenageando algumas das pessoas que ajudaram a construir a Internet no Brasil e ainda lutam a dura batalha diária pela liberdade e soberania do uso que fazemos da Web e que, através de suas idéias e ações, inspiraram a criação da nossa campanha-manifesto “De todos. Para todos” em favor de uma Web livre e aberta, sem fronteiras ou distinções.

Fique ligado nos próximos posts do nosso blog e saiba mais sobre o que rolou da Mozilla no Festival de Cultura Digital: quem foram os homenageados com o “Prêmio Mozilla Firefox Libertadores da Web”, o depoimento que gravamos com o Gilberto Gil sobre liberdade na Web e tecnologias livres e fique sabendo em primeira mão quais serão os próximos eventos que a Mozilla participará aqui no Brasil.

 

 

 

Comentários (0)

Firefox Education Toolkit

Postado por Bruno Magrani

A Mozilla tem o prazer de anunciar o lançamento do Spread Firefox Education Toolkit.

Com o novo Firefox Education Toolkit qualquer um pode ensinar sobre a Mozilla e o Firefox. O toolkit contém tudo o que você precisa – incluindo materiais para ser impressos, vídeos e apresentações. Os materiais estão disponíveis em três línguas: Português (Brasil), Espanhol e Inglês.

Se você for um Mozilla Student Rep, colaborador ou fã do Firefox, use o kit para ajudar a divulgar ainda mais o Firefox. Lá você encontra idéias sobre como conduzir uma apresentação sobre o Firefox em conferências ou feiras escolares, como ter um estande em um evento ou como divulgar flyers na sua comunidade.

Esperamos que vocês gostem do toolkit!

Comentários (1)

Atualização do Firefox será oferecida para usuários das versões anteriores a 3.6

Postado por Bruno Magrani

A Mozilla começará a oferecer a usuários que estejam rodando versões antigas do Firefox a opção de atualizar para o Firefox 3.6. O crescimento do uso do Firefox 3.6 tem sido incrível e nos últimos 50 dias, o Firefox 3.6 foi baixado mais de 100 milhões de vezes.

A Mozilla acredita que a possibilidade dos usuários fazerem escolhas conscientes é extremamente importante, e fica extremamente orgulhosa com a quantidade de pessoas que escolheu usar o Firefox. A versão 3.6 é rápida, estável, compatível com 90% de milhares de Extensões do Firefox e contém novas funcionalidades tais como temas leves e de fácil instalação e verificação das versões dos plugins.

O post com mais informações sobre o assunto pode ser encontrado aqui: http://developer.mozilla.org/devnews/index.php/2010/03/11/upgrade-offer-to-be-issued-to-firefox-3-and-firefox-3-5-users.

Comentários (0)

Fazendo escolhas conscientes

Postado por Bruno Magrani

Esta semana a Mozilla lançou a campanha “Open To Choice“, com o objetivo de chamar a atenção dos usuários na Europa sobre a importância de fazer escolhas conscientes ao selecionar o software e os serviços usados para acessar a Internet. A campanha é lançada em um momento em que quase 200 milhões de Europeus em 32 países serão convidados a fazer uma escolha ativa sobre qual navegador de Internet atuará em seus nomes para mediar suas experiências online.

A campanha Open to Choice começará com uma carta aberta feita por John Lilly, CEO da Mozilla, e Mitchell Baker, Presidente da Mozilla, tratando sobre como o acordo sobre a tela de “Escolha do Navegador de Internet” feito pela Comissão Europeia e a Microsoft, “é uma importante conquista para ajudar as pessoas a tomarem controle de suas vidas online”. Explicando a importância do navegador de Internet nos dias de hoje, a carta defende uma melhor compreensão por parte do usuário sobre por que a escolha consciente – e não só a mera escolha passiva – faz a diferença.

Assista John Lilly falando sobre a carta aberta e sobre a importância da escolha na Internet.

Durante as próximas semanas o Opentochoice.org disponibilizará mais informações sobre noções básicas de navegadores, e se tornará um espaço para conversas sobre a importância da escolha na Internet.

Leia a carta aberta e participe da conversa em http://www.opentochoice.org.

Comentários (0)

Mozilla realiza lançamento mundial do Drumbeat com eventos no Rio e São Paulo

Postado por Bruno Magrani

Apresentamos orgulhosamente o Mozilla Drumbeat, o novo projeto da Mozilla com grandes ambições para mudar a web.

Imagine quantas pessoas tem grandes ideias para melhorar a Internet, seja tornando-a mais segura, mais aberta e participativa ou permitindo que as pessoas tenham melhor controle da sua privacidade. O Mozilla Drumbeat foi criado para identificar estas ideias, conectar seus responsáveis com uma comunidade de empreendedores e ajudá-los a tornar as boas ideias em projetos reais. Os projetos iniciados no Mozilla Drumbeat passam por diferentes estágios indo desde uma ideia até a sua implementação e o apoio da Mozilla varia de acordo com o grau de maturidade e do potencial de transformação do projeto. A ajuda pode consistir, por exemplo, em dar visibilidade aos projetos no site do Drumbeat e conectá-los com pessoas que tenham projetos semelhantes, ou ainda, auxiliar na estruturação do projeto e na identificação de potenciais financiadores para levar o projeto adiante.

A primeira etapa consistirá em fomentar a realização de eventos locais em que novos empreendedores da web possam discutir suas ideias e encontrar outras pessoas interessadas em ajudar. Se você tem uma grande ideia ou projeto de como melhorar ainda mais a web ou deseja ajudar a Mozilla a organizar os eventos que possibilitarão a discussão destas ideias, este convite para apresentar propostas de realização de eventos foi feito exatamente pensando em você.

Segundo Mark Surman, Diretor Executivo da Mozilla e o principal responsável pelo Drumbeat, “estes eventos oferencem um lugar para discutir por que uma Internet aberta é importante para a vida dos usuários. Eles também permitirão que os participantes proponham projetos práticos sobre os quais pretendem trabalhar com a Mozilla e a comunidade Drumbeat para fazer da Internet um lugar ainda mais aberto. O Brasil é um lugar repleto do espírito do Mozilla Drumbeat — mesmo pessoas sem conhecimento técnico engajam-se na construção de uma cultura digital para o futuro. Assim, faz todo o sentido realizar os primeiros eventos Drumbeat no Brasil. Esperamos ver quatro ou cinco projetos como estes no Brasil até o fim do ano.”

Nos dias 18 e 22 de março, a Mozilla realizará o lançamento mundial do Mozilla Drumbeat no Brasil, dando o ponta pé inicial aos dois primeiros eventos Drumbeat nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O evento do Rio está sendo organizado com a incrível ajuda do pessoal do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio e ocorrerá na sede da FGV na Praia de Botafogo, 190. O evento de São Paulo conta com a ajuda do pessoal da Casa de Cultura Digital e será realizado na Rua Vitorino Carmilo, 459, Barra Funda.

Se você tiver uma grande ideia ou já tiver um projeto de como promover uma Internet ainda melhor, esta é a sua chance de conectar com outros empreendedores e mostrar como a Mozilla pode lhe ajudar. Para obter mais informações sobre o Mozilla Drumbeat visite o site do projeto e assista a este vídeo.

Para se inscrever para participar do evento no Rio clique neste link, ou envie um email para bmagrani arroba mozilla.com para participar do evento em São Paulo. Se desejar, você também pode incluir seus dados na seção de participantes dos eventos do Rio ou de São Paulo e já começar a conectar com a comunidade do Mozilla Drumbeat.

Para mais informações, entre em contato com bmagrani arroba mozilla.com

Comentários (1)

Brasil ocupa o 3º lugar em número de downloads do Firefox

Postado por Bruno Magrani

Desde o lançamento do Firefox 3.6, há uma semana atrás, o navegador já foi baixado mais de 21 milhões de vezes! No ranking de downloads, o Brasil ocupa a terceira posição, com mais 1,2 milhão de downloads realizados até o momento.

A grande força motriz por trás deste sucesso é comunidade brasileira de voluntários, que através de um processo descentralizado de mobilização tem contribuido substancialmente para o aumento da participação do navegador na Internet brasileira. Parabéns à comunidade brasileira por todo este entusiasmo e por fazer da Internet um lugar cada vez mais livre.

E se você sempre quis saber como é o processo de lançamento do Firefox na Mozilla, a gente fez um pequeno vídeo para matar sua curiosidade.

Comentários (4)

Firefox 3.6: em breve no seu computador

Postado por Bruno Magrani

Temos o prazer de anunciar que o Firefox 3.6 será lançado na quinta-feira (21) à tarde, horário de Brasília!

Você já pode ficar por dentro das novidades desta versão, assistindo o vídeo abaixo feito por Mike Beltzner, Diretor do Firefox:

Você também pode nos ajudar na divulgação enviando a mensagem abaixo para seus amigos no Orkut / Twitter / Facebook e etc:

Firefox 3.6, o melhor navegador do mundo, estará disponível hoje, 21 de Janeiro. Leia mais em http://bit.ly/8a0Kux #firefox

Fique ligado no anúncio que será feito mais tarde no blog da Mozilla!

Comentários (2)

Comemorando os Cinco Anos do Firefox!

Postado por Bruno Magrani

No dia 9 de novembro, há cinco anos atrás, a Mozilla lançou o Firefox 1.0 acreditando que a Internet – como a mudança social e tecnológica mais importante do nosso tempo – é um espaço público que deve permanecer aberto e acessível para todos. Quatro dias após o lançamento, mais de 1 milhão de pessoas já tinham baixado a ferramenta que incorporava uma nova experiência em navegação na Internet.

Em apenas cinco anos, aquele número pulou para aproximadamente 330 milhões de usuários em todo o mundo; quase um quarto de todos os usuários da Internet no mundo inteiro escolheram usar o Firefox. Hoje, o Firefox é disponibilizado em mais de 70 línguas e oferece mais de 7.000 complementos que ajudam a personalizar a experiência do usuário na Internet.

Seja no seu computador de casa, laptop ou celular, a Mozilla empenha-se em construir uma Internet mais aberta e participativa para todos. Chegamos até aqui nestes cinco anos e estamos ainda mais empolgados em ver os próximos cinco. Para uma visão mais ampla sobre por onde passamos e para onde vamos, dê uma olhada no excelente post do Chris Blizzard em hacks.mozilla.org.

Para comemorar mais esta etapa, as comunidades da Mozilla estão dando festas por todo o globo em uma campanha especial chamada “Ilumine o mundo com o Firefox” – iluminando e projetando o logo do Firefox de Tóquio ao Rio de Janeiro, de Paris a San Francisco, e além. Para mais detalhes sobre as festas que acontecerão na sua área ou para saber outras formas de se juntar a comemoração, visite http://www.spreadfirefox.com/5years/pt-BR/.

Comentários (2)

Categorias

Arquivos

Assinar este Blog

Sobre este Blog

O Blog da Mozilla no Brasil é uma visão em 360 graus do que está acontecendo na comunidade brasileira, incluindo notícias, opiniões, eventos, dicas e mais.