Categorias: Firefox OS

Firefox OS apresenta o futuro dos dispositivos móveis

O bom momento que o sistema operacional vive continua graças a um número crescente de parceiros, novos lançamentos no mercado e um portfólio de opções para personalização e disponibilidade

Barcelona, Espanha – Mobile World Congress – Fevereiro 23, 2014 – Mozilla, a organização que tem por missão manter o poder da Web nas mãos das pessoas, demonstrou o crescimento e o alcance do Firefox OS, seu ecossistema móvel aberto, durante um evento de imprensa, às vésperas da Mobile World Congress, que acontece em Barcelona. Foram apresentados sete novos dispositivos comerciais com Firefox OS, bem como os avanços e parcerias que permitirão à plataforma expandir em 2014.

Mais suporte e disponibilidade
No ano que se passou desde o MWC 2013, os dispositivos Firefox OS foram postos à venda em 15 mercados, com quatro operadoras globais e dispositivos móveis de três fabricantes. Em 2014, o Firefox OS chegará a novos mercados importantes. A Telefónica ampliará a lista de países onde são vendidos os telefones com o sistema operacional, serão oito novos países este ano: Argentina, Costa Rica, Equador, El Salvador, Alemanha, Guatemala, Nicarágua e Panamá. A Deutsche Telekom também irá adicionar quatro novos mercados: Croácia, República Checa, Macedônia e Montenegro.

ALCATEL ONETOUCH, Huawei, LG e ZTE estão utilizando o Firefox OS em uma variedade de smartphones direcionados para diferentes tipos de consumidores

ALCATEL ONETOUCH, Huawei, LG e ZTE estão utilizando o Firefox OS em uma variedade de smartphones direcionados para diferentes tipos de consumidores

O apoio das operadoras também continua crescendo, Telkomsel e Indosat aderiram à lista de 21 operadoras-chave internacionais que apoiam uma Web cada vez mais aberta. Essa lista também inclui parceiros anunciados no ano passado: América Móvil, China Unicom, Deutsche Telekom, Etisalat, Hutchison Three Group, KDDI, KT, MegaFon, Qtel, SingTel, Smart, Sprint, Telecom Italia Grupo, Telefónica, Telenor, Telstra, TMN e VimpelCom.

Um novo smartphone para o mercado de entrada
A Spreadtrum anunciou os modelos de referência equipados com WCDMA e EDGE para o Firefox OS, bem como o primeiro chipset da indústria por US$ 25, o SC6821, que redefine o nível de entrada para smartphones em mercados estratégicos para expansão. Estas soluções já estão dando o que falar e operadoras globais como a Telenor, Telkomsel e Indosat, assim como parceiros de ecossistema, como Polytron, T2Mobile e ThunderSoft, estão expressando interesse em fazer parte deste projeto.

“Em apenas seis meses, o Firefox OS foi além de simplesmente se estabelecer nos mercados de destino “, afirma John Jackson, vice-presidente de Mobility Research, no IDC. “Os anúncios de hoje destacam esta maturação rápida da plataforma, além dos benefícios crescentes do ecossistema. Novos produtos, ferramentas, categorias, parceiros, recursos e preços atrativos irão reforçar o crescimento do sistema operacional em 2014. O IDC espera que, anualmente, o volume de Firefox OS cresca seis vezes mais, considerando apenas a categoria de smartphones. ”

Flexibilidade e customização
Os dispositivos com Firefox OS são os primeiros criados inteiramente de acordo com os padrões abertos da Web, pois todos os seus recursos foram desenvolvidos como um aplicativo de HTML5. A Mozilla aproveitou o seu evento de imprensa para anunciar o futuro do Firefox OS, demonstrando como a sua flexibilidade, potencial de expansão e grande capacidade de customização capacitarão os usuários, desenvolvedores e parceiros do setor para criar exatamente a experiência móvel que todos esperam. As operadoras podem personalizar a interface de forma fácil e extensa, e também desenvolver serviços localizados que melhor correspondem às necessidades específicas de cada base de usuários.

O ZTE Open C oferecerá a versão mais recente do Firefox OS na Venezuela e no Uruguai durante o segundo trimestre de 2014

O ZTE Open C oferecerá a versão mais recente do Firefox OS na Venezuela e no Uruguai durante o segundo trimestre de 2014

A Deutsche Telekom está utilizando essa capacidade de customização para desenvolver novos recursos de Firefox OS para o projeto “Future of Mobile Privacy”, um esforço coletivo, com a participação da Mozilla, a fim de trazer a privacidade de dados para mais perto dos clientes. Os serviços de privacidade das organizações colaboraram ao longo do ano passado para conceitualizar e desenvolver novas ferramentas de privacidade, que estão em período de teste, e serão consideradas para os futuros lançamentos do Firefox OS.

O Firefox OS também está se expandindo para novos formatos, contando com os esforços de parceiros e colaboradores, que trabalham para otimizar o software para TVs, tablets e outros dispositivos. Em janeiro, a Panasonic anunciou uma nova parceria com a Mozilla para lançar a próxima geração de TVs inteligentes equipadas com o Firefox OS.

“O Firefox OS teve um início surpreendente. Nós lançamos nossos primeiros smartphones em julho e, desde então, expandimos para quinze mercados “, diz Jay Sullivan, diretor de operações da Mozilla. “Na América Latina e Europa Oriental, usuários migraram de seus feature phones para smartphones com Firefox OS e agora têm um acesso melhor e maior à Web e aplicativos. As vendas superaram muito as nossas metas. Mas 2013 foi apenas o começo. Em 2014, estamos diferenciando a nossa experiência de usuário e nossos parceiros estão diversificando nosso portfólio de dispositivos. Também estamos permitindo que uma nova categoria de smartphone, com preço em torno US$ 25, possibilite a inclusão online de mais pessoas ao redor do mundo.”

Reestruturando o processo de apoio
A Mozilla tem sido alvo de um interesse significativo de fabricantes de dispositivos móveis, que buscam diferenciar-se através da produção de smartphones e tablets com o Firefox OS. Para atender esta demanda e facilitar a próxima onda de crescimento de dispositivos, a fundação lançou um novo portal de auto-atendimento para parceiros com o objetivo de rastrear rapidamente fabricantes e reestruturar a forma de entregar produtos no mercado. Assim, os fabricantes recebem todos os recursos e diretrizes necessários da marca para lançar um dispositivo Firefox OS em um lugar específico.

Com foco em promover o sucesso desse ecossistema, no final de 2013, a Mozilla e os seus principais parceiros globais formaram um conselho regulador para dispositivos de internet aberta, o CRB (Compliance Review Board). O seu objetivo é definir, ajudar a desenvolver o processo de promoção da compatibilidade de API e o desempenho competitivo para dispositivos da Web aberta.

Declarações de parceiros
Marieta Rivero, diretora global de marketing da Telefónica, comentou: “Começamos a comercializar o Firefox OS há menos de oito meses, iniciando com a Espanha e expandindo para outros países da América Latina. Em vários desses países, o Firefox OS se tornou um líder de mercado em vendas de smartphones, desde o início. Estamos transformando o mercado e continuaremos focando nossos esforços em ambientes abertos que dêem mais liberdade aos clientes, e em preços mais adequados às suas possibilidades. 2014 será sem dúvida um ano crucial para tudo isso. ”

“Os contínuos lançamentos em todos os nossos mercados europeus é a prova tangível do nosso esforço unificado para impulsionar o Firefox OS, em parceria com a Mozilla, e trazer um sistema operacional aberto para todos os nossos clientes”, disse Thomas Kiessling, diretor de produto e inovação da Deutsche Telekom. “A introdução de um celular ainda mais acessível, de um lado, e de um modelo mais avançado, do outro, também mostram que estamos chegando a mais segmentos do mercado.”

“A Telenor e nossas unidades operacionais estão observando uma intensa satisfação do consumidor e um apetite contínuo por qualidade e por produtos de baixo custo com o Firefox OS”, disse Holger Hussmann, vice-presidente de dispositivos e sistema operacional na Telenor. “Apoiamos e acolhemos os esforços de fornecedores e parceiros de dispositivos focados em oferecer esta oportunidade aos mercados insatisfeitos.”

Alistair Johnston, diretor de marketing da Telkomsel, assinalou: “A Telkomsel apoiará a Mozilla com a sua solução turn-key da Spreadtrum e com sua parceira de dispositivos no objetivo de levar o smartphone a todos os indonésios, colaborando para a estratégia da Telkomsel de acelerar e enriquecer o DNA (Dispositivo – Rede – Aplicação) no país “.

O diretor presidente e CEO da Indosat, Alexander Rusli, disse: “A Indosat, como principal fornecedor de comunicações na Indonésia, está pronta para os smartphones Firefox OS, que utilizam a solução Spreadtrum. Isto está alinhado com a nossa estratégia para 2014 em fornecer a melhor experiência para os nossos clientes e se tornar a principal escolha na categoria de smartphones para usuários de dispositivos inteligentes. ”

“A Polytron anuncia a intenção de apoiar a fabricação, distribuição e promoção de smartphones Firefox OS com base na mais recente solução da Spreadtrum”, afirmou Mr. Hariono, CEO da Polytron, marca líder de dispositivos móveis da Indonésia.

“Na T2Mobile, somos especialistas em oferecer a capacidade para atender rapidamente às necessidades de clientes em todos os segmentos do ecossistema wireless”, comentou Aaron Zhang, CEO da T2Mobile, um ODM líder especializada em soluções móveis baseadas em Firefox OS. “A criação de novo dispositivos Firefox OS e de web aberta será acelerada ainda mais por estas soluções e estamos satisfeitos em apoiar estas novas ofertas. ”

“Estamos entusiasmados com os novas e altamente acessíveis possibilidades que o Firefox OS trouxe”, disse Hongfei Zhao, CEO da ThunderSoft, uma provedora líder em tecnologia e soluções de liderança que possibilita às OEMs “acelerarem o desenvolvimento de produtos de alta qualidade e atingirem uma rápida comercialização”. “Expandimos nossos serviços em novas áreas, incluindo o suporte para o Firefox OS, o que permite ofertas novas e únicas na indústria e no ecossistema de dispositivos de internet móvel.”

Mais informações
Convidamos vocês a visitarem a Mozilla e viver a experiência do Firefox OS no estande 3C30, localizado no Hall 3, Fira Gran Via, de 24 a 27 de fevereiro de 2014.

Para ter acesso a materiais institucionais, como imagens em alta resolução do Firefox OS, vídeos b-roll e links de lançamentos individuais de parceiros, por favor, acesse: https://blog.mozilla.org/press-br/

###

Sobre a Mozilla

Mozilla tem sido uma pioneira e defensora da Web há mais de 15 anos. Criamos e promovemos padrões abertos que permitem inovar e impulsionar a Web como uma plataforma para todos. Hoje, meio bilhão de pessoas em todo o mundo usam o Mozilla Firefox para experimentar a Web em computadores, tablets e dispositivos móveis. Com o Firefox OS e o Firefox Marketplace, a Mozilla está construindo um ecossistema móvel inteiramente baseado nos padrões abertos da Web, libertando fornecedores de dispositivos móveis, fabricantes, desenvolvedores e consumidores das limitações e restrições impostas por plataformas proprietárias. Para mais informações, visite www.mozilla.org