Categorias: Firefox

Oito maneiras de reduzir sua pegada de carbono digital

A cada atividade que realizamos em nosso dia a dia, liberamos dióxido de carbono na atmosfera – é a chamada pegada de carbono. Quando todos juntos produzimos mais carbono do que o planeta pode absorver, o CO2 excedente contribui para as mudanças climáticas. Há atividades diárias que aumentam essa nossa pegada e não são nada óbvias, como navegar na internet. Embora os dados da internet sejam essencialmente invisíveis, eles são processados e armazenados em grandes centros de dados em todo o mundo. Esses centros de dados consomem energia 24 horas por dia, sete dias por semana, apenas aguardando o envio de informações – vídeos, podcasts, músicas, notícias, memes, mensagens e tudo o que a internet oferece – para nossos dispositivos digitais. Todos esses dados que nos acostumamos a ter rapidamente na ponta dos dedos, juntamente com a nossa mentalidade constantemente plugada, acabam contribuindo para nossas pegadas de carbono digitais. Avaliar o impacto individual não é fácil, mas você pode tomar medidas para reduzi-lo. Aqui estão oito coisas que você pode fazer:

1. Ajuste as configurações de energia

Configure seu computador para entrar em suspensão ou hibernar para economizar energia quando você estiver fazendo uma pausa. Desligar o computador e desligar completamente o monitor e a impressora quando não estiverem em uso o ajudará a economizar ainda mais.

2. Diminua o brilho do monitor

Uma dica do gerente de energia da Harvard Law School sugere que diminuir o brilho do monitor de 100% para 70% pode economizar até 20% da energia consumida. Além disso, a redução do brilho reduz a fadiga ocular..

3. Ative a proteção de rastreamento rigorosa

Os serviços de rastreamento de dados devoram montanhas de informações. Em quase todos os sites que você visita, os dados são transmitidos para dezenas ou mesmo centenas de empresas. O Firefox agora vem com a Proteção Aprimorada contra Rastreamento, que protege você do rastreamento e da coleta generalizada de dados pessoais por redes de anúncios e rastreadores de terceiros. Definir suas preferências para a configuração Rigorosa bloqueará a maioria das transferências e dos processamento de dados. Isso também equivale a menos energia sendo usada, embora alguns sites possam não carregar completamente.

4. Faça o download em vez de streaming

O streaming de músicas e vídeos aumenta a sua pegada de carbono digital, de acordo com um pesquisador. Optar por fazer o download em vez de streaming significa que você extrairá os dados do servidor apenas uma vez. Alguns serviços de streaming fazem um trabalho melhor do que outros para atenuar o impacto causado, de acordo com o Click Clean Report do Greenpeace.

5. Reutilize suas pesquisas

Muitas solicitações de pesquisas – as coisas que você digita em um mecanismo de busca – são de navegação, o que significa que você não está necessariamente buscando algo, mas quer ir a algum lugar em que já esteve. Um exemplo seria pesquisar twitter.com para acessar o seu feed do Twitter. Usar a pesquisa em vez de simplesmente ir ao site envia as informações do seu navegador para os servidores do mecanismo de busca, que processam os dados antes de retornar com a lista dos resultados para o seu navegador. Esse processamento contribui para a sua pegada de carbono digital, mas existe uma outra maneira: a Barra de Endereços do Firefox, também conhecida como “Barra Incrível”. Basta começar a digitar na barra de endereço e o menu suspenso de preenchimento automático exibirá as páginas correspondentes do seu histórico de navegação, abas abertas, páginas sincronizadas e também as páginas que você salvou ou marcou. Em vez de processar uma pesquisa, você pode ir diretamente para o seu destino e isso reduzirá a pegada de carbono da sua pesquisa.

6. Bloqueie a reprodução automática de vídeo

A reprodução de vídeos consome mais energia. Por que não cortar o problema pela raiz, impedindo a reprodução de vídeos a que você nem sempre quer assistir? A configuração padrão do Firefox mais recente bloqueia a reprodução automática de vídeos com som.

7. Compense sua pegada de carbono digital

O Ecosia é um mecanismo de pesquisa que financia o plantio de árvores com o lucro que obtém com pesquisas on-line. De fato, o Ecosia estima que os usuários do Firefox plantaram 20.000 árvores, compensando quase 436 toneladas de emissões de carbono por ano. Parabéns, fãs do Firefox! Saiba mais sobre como calcular e compensar sua pegada de carbono em Carbonfund.org.

8. Fique entediado

É isso mesmo. Em vez de usar o celular sempre que estiver ocioso, sonhe acordado, observe as pessoas ou veja a vida acontecendo ao seu redor. Você não apenas fará uma boa ação pelo meio ambiente (ainda que pequena), mas também fará uma boa ação pelo seu cérebro. A não ser que um grande número de pessoas se desconecte completamente ao mesmo tempo, nenhuma dessas medidas vai causar uma grande redução na sua pegada de carbono digital – mas elas já são um ótimo começo! Cada pequena ação nossa hoje pode levar a grandes mudanças no futuro.

This post is also available in: English (Inglês) Deutsch (Alemão) 繁體中文 (Chinês (Tradicional)) Indonesia (Indonésio) Italiano (Italiano) polski (Polonês) Русский (Russo) Español (Espanhol)