Categorias: Firefox

Deixe o Firefox ajudá-lo a bloquear criptomineradores em seu computador

A ventoinha do seu computador fica acionada aparentemente sem motivo? Sua conta de luz aumentou de forma inexplicável? A bateria do seu laptop está acabando muito mais rápido do que o normal? Pode ser que a resposta não tenha nada a ver com a maratona no Netflix nem com vírus de computador. Os mineradores de criptomoeda podem estar usando os recursos do seu computador para gerar criptomoeda sem o seu consentimento. Sabemos que isso soa como roteiro de videogame ou um daqueles filmes de quinta categoria, mas, por mais que o uso de criptomineração possa parecer ficção, o impacto em sua vida pode ser muito real. Os criptomineradores não autorizados são scripts (pense neles como pequenos programas) que executam operações no seu navegador sem o seu conhecimento ou consentimento, sugando energia. Eles literalmente roubam o poder de computação do seu sistema para ganhar dinheiro. Achamos isso profundamente obscuro e foi por isso que adicionamos o bloqueio de criptografia à Proteção Aprimorada contra Rastreamento no Firefox.

Como um criptominerador funciona?

Gerar criptomoedas normalmente exige que o minerador resolva um quebra-cabeça criptográfico complexo, o que demanda muito poder de computação. Conforme a dificuldade do quebra-cabeça aumenta, os mineradores precisam de mais recursos de computação (que custam dinheiro) para resolvê-lo. Para evitar esse gasto com energia e o uso excessivo dos recursos de computação, essas pessoas (também conhecidas como “cryptojackers”) implantam criptomineradores para usar a capacidade de computação do seu sistema para fazer os cálculos às suas custas. Existem muitos casos em que as pessoas dão permissão aos criptomineradores para usar seus recursos na mineração, mas isso envolve consentimento entre as partes envolvidas. Se um criptominerador não autorizado estiver usando os recursos do seu sistema para gerar criptomoeda, você poderá notar coisas como a bateria se esgotando rapidamente, a ventoinha acionada o tempo todo (uma indicação de que o computador está usando mais recursos e gerando calor) ou a conta de luz subindo. As criptomoedas demandam tantos recursos que muitos especialistas em sustentabilidade se preocupam com seu impacto no meio ambiente. Para ajudar você a combater esses scripts indesejados, fizemos uma parceria com a Disconnect e compilamos listas de domínios que hospedam scripts de criptomineração, para que você possa bloqueá-los diretamente no Firefox. Quando você baixa o Firefox,  a proteção de rastreamento vem pré-ativada, bloqueando criptomineradores conhecidos. Você não precisa entender de criptomoeda ou de blockchain para se proteger de mineradores de criptomoeda inescrupulosos. Baixe e instale o Firefox e adicione os criptomineradores à lista de proteções que oferecemos para manter você seguro on-line.

This post is also available in: English (Inglês) Deutsch (Alemão) Français (Francês) 繁體中文 (Chinês (Tradicional)) Indonesia (Indonésio) Italiano (Italiano) polski (Polonês) Русский (Russo) Español (Espanhol)