Mozilla completa 10 anos e para celebrar, apresenta novidades

A Mozilla, fundação sem fins lucrativos, está celebrando 10 anos do Firefox e de luta por uma internet mais aberta, segura e privada. Durante todo este período, a Mozilla ajudou a construir muito do que os usuários experimentam hoje na web.

O projeto Mozilla foi criado para brigar contra o monopólio da internet pela Microsoft. Por meio da dominação de 98% do mercado com o navegador Internet Explorer 6, a Microsoft tinha quase total controle sobre a evolução da web. A Mozilla não apenas enfrentou essa situação juridicamente, mas mostrou ao mundo por que seria tão ruim se uma única corporação detivesse o controle desproporcional sobre um ecossistema tão importante e fundamental como a internet. A concorrência e a inovação que o Firefox trouxe para a web mudou drasticamente o cenário da internet nos últimos 10 anos.

Para celebrar o décimo aniversário dessa história bem sucedida, a Mozilla lança algumas novidades significativas para o Firefox:

Firefox Developer Edition – versão do Firefox inteiramente construída pensando nos desenvolvedores, que traz algumas novas funções, como debug para diferentes dispositivos, editor de Web Audio, debugger de JavaScript e monitor de rede.

DuckDuckGo Search – nova opção de busca na web que evita o rastreamento das preferências dos usuários.

‘Forget’ Button – ferramenta simples e direta para dizer ao Firefox para “esquecer” o histórico de navegação.

Polaris – nova iniciativa para reunir as melhores talentos e as mentes mais brilhantes para explorar novas abordagens de aprimoramento dos controles de privacidade on-line.

‘Tiles’ e Quadro de Interesses – uma primeira demonstração de que é possível equilibrar recomendações de publicidade e de conteúdo — tendo como princípio o controle e o respeito aos usuários.