Novo Firefox: Firefox Quantum

Rápido. Muito rápido. O Firefox Quantum é duas vezes mais rápido do que o Firefox de 6 meses atrás, construído em um motor núcleo completamente revisto, com uma nova tecnologia criada pelo grupo de pesquisa da Mozilla e agraciado com um novo visual. Projetado para sair do caminho e permitir que o usuário faça o que faz melhor: navegar por uma tonelada de páginas, abrir um zilhão de guias, tudo livre de culpa porque o Firefox Quantum usa menos memória do que a concorrência. Seu computador irá te agradecer.

Essa é de longe, a maior atualização que a Mozilla já realizou desde o lançamento do Firefox 1.0 em 2004, é simplesmente melhor em todos os sentidos. Ao instalar o Firefox Quantum, o usuário perceberá a diferença imediatamente.

A primeira coisa notável é a velocidade. Continue, abra algumas guias e divirta-se. O segundo ponto é a nova interface do usuário (UI). A iniciativa é chamada de Photon, e seu objetivo é modernizar e unificar tudo o que chamamos de Firefox, aproveitando o novo e rápido mecanismo.

O Photon UI é incrivelmente rápido e suave, e para criar o Photon a equipe de pesquisa estudou como as pessoas navegavam na web. A Mozilla olhou para o hardware do mundo real para tornar o Firefox excelente em qualquer exibição, e se certificar de que o Firefox Quantum se parece e funciona como o Firefox, independentemente do dispositivo que você está usando. Foi criado pelos designers um sistema que se estende para mais do que apenas hardware atual, mas que permite expandir o futuro.

Os desenvolvedores da Mozilla realizaram muitas melhorias no navegador e criaram um novo mecanismo CSS, Stylo, que aproveita melhor o hardware de hoje com múltiplos núcleos otimizados para baixo consumo de energia.  O Firefox foi aperfeiçoado: a aba que o usuário está utilizando é priorizada sobre todas a outras, melhorando os recursos do sistema. Todo esse projeto foi embasado na fundação multiprocesso, lançada em junho passado. Segundo, David Bryant, engenheiro da Mozilla, as melhorias não param por aí, no blog oficial da Mozilla, ele conta o que está por vir e sobre os trabalhos em andamento. Neste link.

 

O novo Firefox Quantum interpretado em números

  • Quantos autores contribuíram com o código?

Mais de 700 autores contribuíram com código para o Firefox

  • Quantos voluntários contribuíram para o desenvolvimento de código?

80 colaboradores de todo o mundo.

  • De quantas formas é possível customizar a barra de ferramentas do Firefox Quantum?

Existem 265,252,859,191,742,656,903,069,040,640,000 maneiras de customizar a barra de ferramentas do novo Firefox Quantum.

 

Confira o novo navegador Firefox no Windows, Mac ou Linux. A nova aparência está disponível para IOS e Android.