Categorias: Firefox Sobre o Mozilla

O Firefox quer saber: quantas abas estão abertas aí?

Mais um dia normal em que você acessa diferentes sites, seja para se comunicar, ter informação, enfim, mas aí, quando menos se espera, trava tudo e você nem tem ideia do motivo. Bom, dê uma olhada na janela do seu navegador: quantas abas abertas você tem? Dez? Quinze? Pois é!  Hoje em dia, os usuários consomem muito conteúdo da web e abrem abas de forma desenfreada, separando links para ler mais tarde e para acesso imediato.

E aí, bem na hora em que você precisa, o seu navegador, sobrecarregado com o processamento, congela temporariamente e não responde aos seus cliques, independente do quanto você insista. Frustrante, né? Isto acontece porque algumas páginas exigem muita capacidade de processamento, e o seu computador coloca toda a energia tentando processá-la.

Desde 2016, a Mozilla começou a implementação da Eletrólise (e10s), a funcionalidade de navegação em multiprocessos. Basicamente, multiprocessos significa que o navegador é executado em duas “trilhas” separadas: uma para a interface de usuário e outra para as suas abas (ou seja, conteúdo web). Isto significa que o Firefox pode reagir rapidamente a novas entradas, em vez de congelar temporariamente durante o processamento de uma página, duas, três, enfim, quantas estiverem abertas por aí. Em números, o navegador Firefox com multiprocessos trava 86% menos enquanto carrega páginas da web e 75% menos após o carregamento.

 

Agora, quando uma única página demorar para responder, como multiprocessos do Firefox executando a interface do usuário e os processos de conteúdo separadamente, ela não irá parar todo o navegador.Sua experiência de navegação será do jeito que você quer: flexível, segura e rápida, de modo que você consiga acompanhar tudo ao mesmo tempo.