Categorias: Firefox

Firefox oferece à Web jogos 3D, chamadas em vídeo e uso compartilhado de arquivos

Atividades como jogos e chamadas em vídeo eram alguns dos últimos desafios que faltavam para demonstrar que a Web é uma plataforma suficientemente capaz e potente para realizar tarefas complexas. Como parte da missão da Mozilla de transformar a Web na plataforma de inovação e oportunidade para todos, nós enfrentamos esses desafios.

O Firefox oferece aos desenvolvedores a possibilidade de criar aplicativos web com um desempenho impressionante e permite realizar chamadas em vídeo e compartilhar arquivos diretamente no navegador, sem necessidade de plugin ou software de terceiros. O que antes era difícil de desenvolver na Web agora é mais fácil, rápido e divertido.

A Mozilla descreveu um subconjunto sobrecarregado de JavaScript (asm.js) que permite aos desenvolvedores criar aplicativos de alta intensidade, como jogos 3D ou processamento de fotos, diretamente na Web sem ter que instalar software adicional ou usar plugin. Com o uso do compilador Emscripten, que pode gerar asm.js, é possível levar para o ambiente online aplicativos nativos de alto desempenho, como jogos.

Mozilla e Epic se aliaram para demonstrar isso com o Unreal Engine 3. É incrível ver o desempenho do JavaScript a velocidade praticamente nativa. Agora, os desenvolvedores têm uma solução de baixo custo para levar à Web jogos e aplicativos de alto desempenho com tecnologias como JavaScript, Emscripten e WebGL.

O Firefox também permite aplicativos web que admitem chamadas em vídeo, em voz e o uso compartilhado de arquivos sem a necessidade de instalar software adicional ou utilizar plugin de terceiros. Graças à Web Real-Time Communications (WebRTC), é fácil integrar estas características em aplicativos web com poucas linhas de código, de forma que os desenvolvedores possam criar websites mais completos e interativos, aos quais todos possam acessar por meio dos navegadores.

A tecnologia possibilita realizar e receber chamadas em vídeo de um navegador móvel ou de desktop ou compartilhar vídeo em tempo real, arquivos e imagens com amigos e familiares. A Mozilla já demonstrou essas possibilidades durante o Mobile World Congress, em conjunto com a Ericsson, onde ensinou como o Firefox pode ser integrado totalmente com o celular de um usuário e realizar chamadas de voz ou vídeo e compartilhar arquivos. Estamos muito felizes de ver a WebRTC em ação com a plataforma de vídeo ao vivo OpenTok da TokBox, que permite a uma grande quantidade de desenvolvedores e empresas criar aplicativos de vídeo potentes e inovadores.

A WebRTC revela um potencial infinito para futuras comunicações na Web.

A Mozilla está ampliando os limites do que hoje em dia é possível na Web e demonstrando que esta é a melhor plataforma de desenvolvimento, com avanços como os mencionados, que melhoram a interoperabilidade e a fragmentação final. Criamos o BananaBread como um demo de jogos utilizando tecnologias web criadas pela Mozilla, entre elas WebGL, Emscripten, asm.js e WebRTC, para demonstrar como podemos oferecer jogos multijogador 3D de alta qualidade ao mesmo tempo em que continuamos oferecendo uma experiência rápida e incrível.

Estamos entusiasmados com as possibilidades que estas tecnologias levam à Web e queremos ver as experiências que os desenvolvedores criarão.

Para mais informações: