Categorias: Firefox OS

Mozilla e parceiros se preparam para lançar os primeiros smartphones Firefox OS

Os primeiros dispositivos de Web aberta com Firefox OS fazem com que os smartphones sejam mais acessíveis

Anúncios serão realizados em breve em nível local

Mountain View, Califórnia, 1º de julho de 2013. A Mozilla, organização que tem a missão de colocar o poder da Web nas mãos das pessoas, anuncia hoje que os lançamentos de smartphones Firefox OS em nível local começarão em breve. A Deutsche Telekom e a Telefónica apresentarão os primeiros dispositivos ALCATEL ONE TOUCH Fire e ZTE Open. Os próprios parceiros anunciarão os detalhes específicos dos lançamentos em cada mercado.

Características do Firefox OS

Os smartphones Firefox OS são os primeiros dispositivos que funcionam totalmente com tecnologias web e oferecem tudo o que se pode esperar de um smartphone, além dos novos recursos para oferecer uma experiência pessoal diferente de qualquer outro telefone.
O Firefox OS incorpora todas as funções que os usuários esperam ter em seu smartphone (chamadas, mensagens, e-mail, câmera, etc.) e também aquelas que gostariam de acrescentar.

Inclui integração social com Facebook e Twitter; serviços de geolocalização como mapas Nokia HERE, com capacidades disponíveis também offline e itinerários inteligentes a pé, de carro e em transporte público; além de funções valorizadas como o navegador web Firefox, uma nova capacidade para descobrir aplicativos de um só uso e que podem ser baixados, Firefox Marketplace e muito mais.

O Firefox OS conta com um novo conceito de marca para smartphones: uma busca adaptável de aplicativos, que literalmente transforma o telefone para atender às necessidades de cada usuário sem precisar baixar nada. Simplesmente deslizando o dedo para a direita no dispositivo Firefox OS, ao começar a realizar uma busca há uma nova experiência integral personalizada com base nas necessidades do usuário instantaneamente.

Por exemplo, se você faz uma busca de seu artista preferido, terá resultados para comprar sua música favorita ou ingressos para shows, e até pode escutar a faixa instantaneamente. A opção de criar estes aplicativos de um só uso ou que podem ser baixados em função das preferências do usuário permite uma experiência completamente personalizada e lhe ajuda a ter o conteúdo exato que você quer, quando quer.

“O lançamento do Firefox OS representa um momento incrivelmente importante para o setor móvel. O Firefox OS desenvolve os primeiros smartphones criados totalmente com tecnologias web e impulsionará uma nova fase de inovação para a Web”, comenta Jay Sullivan, diretor de Operações da Mozilla. “Estamos orgulhosos de oferecer pela primeira vez uma experiência que os usuários de smartphones aproveitarão e colocar realmente o poder da Web nas mãos das pessoas”.

Os telefones Firefox OS vêm com o Firefox Marketplace, que libera o poder dos aplicativos HTML5 no celular. O Firefox OS tem aplicativos conhecidos mundialmente, além de outros locais relevantes. Ele oferece aplicativos em categorias como jogos, notícias e mídia, música e som, negócios e produtividade, para que você possa encontrar um aplicativo para o que quiser, inclusive aplicativos locais e temas específicos. O Firefox Marketplace inclui aplicativos populares como AccuWeather, jogos da EA como Poppit, Facebook, mapas Nokia HERE, SoundCloud, Terra, Time Out, TMZ e Twitter; bem como outros locais e totalmente adaptados que serão diferentes em cada região.

O Firefox OS é uma extensão da experiência de navegação Firefox para desktop e celular que centenas de milhões de pessoas conhecem e valorizam e, por isso, podem esperar toda a segurança, privacidade, personalização e controle de usuário que o Firefox sempre oferece.

Com mais de 20 parceiros de hardware e operadoras em todo o mundo, o Firefox OS atende a necessidade de uma plataforma móvel totalmente adaptável e sem restrições para oferecer a experiência web móvel inovadora e personalizável que os usuários exigem. O mundo está esperando uma experiência com smartphones mais acessível, já que apenas 21% dos usuários móveis em nível mundial têm um, de acordo com a Kleiner Perkins Caufield & Byers.

“Operadoras, OEM e desenvolvedores estão mais interessados do que nunca na criação de uma plataforma móvel alternativa realmente viável que lhes ofereça novas oportunidades econômicas independentemente das atuais”, comenta John Jackson, vice-presidente de Pesquisa da IDC. “Essa plataforma terá de atender a demandas exigentes quanto à robustez, escalabilidade e abertura. A Mozilla e seus parceiros estão dando um passo definitivo com a primeira fase de distribuição do Firefox OS. Uma de nossas últimas pesquisas revela que o Firefox OS é mais atraente para os desenvolvedores do que Tizen, Blackberry e Kindle Fire, apesar de ainda não haver produtos comerciais disponíveis. Está claro que membros influentes de operadoras, OEM e comunidades de desenvolvedores, tanto em nível mundial quanto em local, viram o potencial do Firefox OS da Mozilla como a próxima plataforma”.
A Telenor lançará seus primeiros telefones Firefox OS na Europa Central e leste europeu neste ano e chegará a mais mercados durante 2013.

Outras citações:

Citação da Alcatel

“A ALCATEL ONE TOUCH se esforça em oferecer os melhores produtos para consumidores e estamos trabalhando com nosso crescente grupo de parceiros para atender às necessidades de todos. Oferecemos um conjunto de smartphones que contam com uma qualidade incomparável e recursos de grande valor, e haverá mais ainda este ano”, comenta Dan Dery, diretor de Marketing da ALCATEL ONE TOUCH.

Citação da Deutsche Telekom

“Estamos muito felizes com o fato de que, com o próximo lançamento na Polônia, a Deutsche Telekom irá liderar a comercialização do dispositivo móvel Firefox OS”, diz Claudia Nemat, membro do Conselho de Europa e Tecnologia da Deutsche Telekom. “O lançamento dos primeiros smartphones Firefox OS na Europa é um passo importante no caminho para maior inovação e concorrência entre os diferentes ecossistemas. Confiamos nas plataformas abertas porque queremos criar liberdade de escolha em nome de nossos clientes”.

Citação da Telefónica

José María Álvarez-Pallete, conselheiro representante da Telefónica, comenta: “Acreditamos que os smartphones têm de ser mais abertos e que a Web é a plataforma para possibilitar isso. Os consumidores não devem ficar presos em nenhum sistema, mas sim ter a opção de consumir o conteúdo que querem e a flexibilidade para levá-lo consigo quando trocam de dispositivo. Esta semana marca um momento crucial para o setor, já que lançamos os primeiros dispositivos comerciais Firefox OS na Espanha. Este é apenas o começo, pois levaremos o Firefox OS a mais mercados nos quais estamos presentes com uma gama de smartphones em expansão”.

Citação da ZTE

“É uma honra nos associarmos com Telefónica e Mozilla para lançar nosso primeiro telefone Firefox OS, o ZTE Open. Equipado com uma grande quantidade de recursos potentes, ele representa uma experiência totalmente nova para os usuários de smartphones. Como um dos cinco fabricantes de smartphones mais importantes do mundo, a ZTE assumiu o compromisso de oferecer mais opções para clientes de todo o mundo e permitir que todos tenham uma vida esplêndida por meio da tecnologia avançada”, indica Dai Wenhong, vice-presidente da ZTE Corporation.