Firefox OS comprova flexibilidade da Internet: ecossistema amplia gama de parceiros, categorias de dispositivos e regiões em 2015

Orange lançará o Firefox OS a 13 novos mercados na África e Oriente Médio; Mozilla, KDDI, LG U+, Telefônica e Verizon trabalham em parceria em novas categorias de telefones

 

São Paulo, 1º de março de 2015 – A Mozilla, organização com a missão de manter o poder da web nas mãos das pessoas, apresenta durante o Mobile World Congress, em Barcelona, novos parceiros e dispositivos no ecossistema Firefox OS.

Li Gong, presidente da Mozilla, resume o patamar do Firefox OS, que atualmente está presente desde o smartphone mais econômico do mundo até as TVs 4K Ultra HD, da seguinte maneira: “Dois anos atrás, o Firefox OS era uma promessa. No MWC de 2014, demonstramos a abrangência de preço e formatos do portfólio do nosso sistema operacional. E na edição desse ano, comemoramos as dezenas de lançamentos entre todos os continentes, a adoção do Firefox OS além dos dispositivos móveis, assim como o interesse crescente e as inovações da única plataforma móvel verdadeiramente aberta. Também temos o prazer de anunciar que três grandes fabricantes de chips passaram a contribuir para o ecossistema Firefox OS”.

Destaques do Firefox OS no MWC 2015:

  • Mozilla, KDDI, LG U+, Telefônica e Verizon Wireless estão trabalhando em parceria para criar uma nova categoria de smartphones: mais intuitivos e fáceis de usar. Com lançamento previsto para 2016, as empresas irão lançar uma gama de telefones, em diversos formatos como flips, slides e slates, que equilibrem a simplicidade de um aparelho básico (para chamadas e mensagens de texto) com os recursos avançados dos smartphones: aplicativos de entretenimento, conteúdo, GPS, reprodutor de música, câmera, vídeo, LTE, VoLTE, e-mail e navegação web. Para mais informações, acesse blog.mozilla.org.

 

  • Orange levará o Firefox OS a 13 mercados como parte de uma nova oferta digital: a empresa está colocando a internet móvel ao alcance de milhões de pessoas não atendidas anteriormente com o lançamento de uma nova e avançada oferta digital em mercados da África e Oriente Médio, onde ela já opera. O combo Orange Klif começa com preços abaixo dos US$ 40 (€35) e inclui também pacotes de dados, voz e texto, estabelecendo um novo patamar de custo que funcionará como um importante catalisador na adoção de smartphones e dados em toda a região. O smartphone Firefox OS 3G é exclusivo da Orange e estará disponível a partir do segundo trimestre nos mercados da Orange na região, entre os quais estão, mas não se limitam a, Egito, Senegal, Tunísia, Camarões, Botswana, Madagascar, Mali, Costa do Marfim, Jordânia, Níger, Quênia, Ilhas Maurício e Vanuatu.
    A ALCATEL ONETOUCH é parceira da Orange e anuncia mais detalhes sobre o novo telefone:
  • Orange-Klif-3G-Volcano-Black-_LOALCATEL ONETOUCH expande acesso à internet móvel por meio do Orange Klif, mais novo telefone com o Firefox OS. Ele oferece velocidades de conexão de até 21 Mbps, permite o uso de dois chips SIM (dual SIM) e conta com duas câmeras megapixels e um slot para micro-SD. A inclusão do Firefox OS otimizado permitiu uma experiência real e continua de navegação web, criando um pacote de internet eficaz.
    O Orange Klif é o primeiro telefone com o Firefox OS que utiliza o processador MediaTek.
  • A Mozilla revelou ainda detalhes sobre as próximas versões do sistema operacional Firefox, como melhora de performance e suporte para processadores multicore, recursos de privacidade avançados, suporte adicional para WebRTC, suporte para idiomas grafados da direita para esquerda e infraestrutura de pagamento NFC.
  • Runcible-2-03-medNo início desta semana, a KDDI Corporation anunciou um investimento na Monohm, fabricante norte-americana de dispositivos de internet das coisas (IoT – Internet of Things) inovadores baseados no Firefox OS. O primeiro produto da companhia, o “Runcible”, será apresentado no estande da Mozilla no Mobile World Congress 2015.

 

Panasonic-VIERA-TX-CR730
O ecossistema Firefox OS está se expandindo para novos parceiros e dispositivos que vão desde a linha de TVs 4K Ultra HD da Panasonic até o smartphone mais econômico do mundo.

 

 

“Há apenas alguns meses, a Cherry Mobile lançou o ACE, primeiro smartphone com o Firefox OS nas Filipinas e que também é o mais acessível do mundo. Estamos animados com o fato do ACE, que está ganhando avaliações positivas no mercado, ajudar muitos consumidores a passarem de telefones comuns para smartphones. Através da parceria com o sistema operacional da Mozilla, vamos continuar a levar dispositivos móveis acessíveis e de qualidade aos clientes”, afirma Maynard Ngu, CEO da Cherry Mobile.

Com os anúncios de hoje, o Firefox OS estará disponível através das maiores operadoras em mais de 40 mercados e em um total de 17 dispositivos até o próximo ano.

O Firefox OS está liberando o poder da internet como plataforma e continuará sua expansão de mercados e em categorias de dispositivos à medida que sua presença avance dentro da internet das coisas (IoT), utilizando a tecnologia Web aberta para permitir que operadoras, fabricantes de hardware e desenvolvedores criem aplicativos e produtos inovadores e personalizados para que os consumidores possam utilizá-los em qualquer dispositivo conectado.

Criando Conteúdo móvel por meio de dispositivos móveis
A Mozilla está liberando a versão beta do WebMaker, um app gratuito e de código aberto para criação de conteúdo móvel, que elimina a complexidade do desenvolvimento tradicional para a internet. O WebMaker estará disponível para Android, Firefox OS e via navegadores móveis modernos em outros dispositivos em mais de 20 idiomas até ainda este ano. Para mais informações, visite webmaker.org/localweb.