Categorias: Firefox OS

Mozilla anuncia expansão global do Firefox OS

Dezoito grandes operadoras recebem a iniciativa de dispositivos de Web aberta e anunciam os mercados onde serão lançados

Os primeiros dispositivos móveis serão das fabricantes Alcatel One Touch, LG e ZTE, e, logo após, a Huawei

BARCELONA, Espanha. Mobile World Congress, 24 de fevereiro de 2013, 18h05. A Mozilla apresenta hoje a primeira versão comercial de seu ecossistema móvel aberto Firefox OS e anuncia os planos de lançamento por outras operadoras, durante uma coletiva de imprensa antes do início do Mobile World Congress, em Barcelona. A primeira leva de dispositivos Firefox OS estará disponível para consumidores do Brasil, Colômbia, Hungria, México, Montenegro, Polônia, Sérvia, Espanha e Venezuela. Novos mercados serão anunciados em breve.

Até o momento, 17 importantes operadoras de todo o mundo se comprometeram com a iniciativa de dispositivos de Web aberta: América Móvil, China Unicom, Deutsche Telekom, Etisalat, Hutchison Three Group, KDDI, KT, MegaFon, Qtel, SingTel, Smart, Sprint, Telecom Italia Group, Telefónica, Telenor, TMN e VimpelCom. A Telstra acolheu a iniciativa da Mozilla como uma oportunidade de oferecer a seus clientes uma experiência inovadora de Web móvel. O grande número de operadoras que respaldam o sistema operacional da Mozilla, Firefox OS, demonstra o apoio sólido do setor a uma plataforma móvel sem restrições e completamente flexível.

Os smartphones Firefox OS são os primeiros desenvolvidos totalmente de acordo com os padrões de Web aberta e permitem que cada função possa ser desenvolvida como um aplicativo HTML5. Os aplicativos web têm acesso a qualquer habilidade subjacente do dispositivo; assim, os obstáculos típicos do HTML5 em dispositivos móveis são evitados para oferecer um desempenho notável. A flexibilidade da plataforma permite às operadoras desenhar facilmente a interface, bem como desenvolver serviços locais que atendam às necessidades particulares de sua base de clientes.

Os consumidores aproveitarão uma experiência de smartphone dinâmica, rica e aberta, que proporciona fácil acesso a tudo o que gostam na Web, incluindo a integração com Facebook e Twitter por meio de uma interface simples e rápida e de controles de custos integrados.

“O Firefox OS oferece a liberdade e a inovação ilimitada da Web aberta aos usuários móveis de qualquer parte do mundo”, indica Gary Kovacs, CEO da Mozilla. “Com o apoio de nossa comunidade dinâmica e de nossos parceiros, nosso objetivo é facilitar o caminho para que haja uma explosão de conteúdos e serviços que atendam às diversas necessidades dos próximos dois bilhões de usuários online”.

Veja mais informações sobre os planos de lançamento de cada operadora a seguir.

FirefoxOS.2

América Móvil

“A América Móvil respalda o lançamento do sistema da Mozilla, pois a nova versão representa uma alternativa excelente para nossos clientes, em especial nos mercados emergentes. Uma plataforma aberta, baseada em padrões web, proporciona um ecossistema propício para o desenvolvimento de diversos aplicativos”, indica Marco Quatorze, CMO da América Móvil. “A empresa está comprometida com o lançamento de telefones Firefox OS no México e em todos os mercados possíveis em 2013”.

Deutsche Telekom

“As alianças representam um importante método para preparar o terreno em favor da inovação. Confiamos nas plataformas abertas porque queremos dar a liberdade de escolha para os nossos clientes”, declarou René Obermann, presidente do Conselho da Deutsche Telekom, no Mobile World Congress em Barcelona. “Este é o motivo pelo qual apoiamos a Mozilla no desenvolvimento de um padrão inovador e aberto para dispositivos móveis. O lançamento do primeiro smartphone na Europa com o sistema operacional do Firefox representa um passo importante no caminho para maior concorrência entre os diferentes ecossistemas”.

Etisalat

Ahmad Abdulkarim Julfar, CEO do Etisalat Group, comenta: “Estamos felizes em fazer parte desta inovação e apoiar a Mozilla no lançamento do novo sistema operacional. Os smartphones Firefox OS darão valor agregado a nosso portfólio e oferecerão a nossos clientes uma experiência rica e personalizada. Damos as boas vindas ao novo desenvolvimento e parabenizamos a Mozilla por seu progresso”.

Hutchison Three Group

“O Hutchison Three Group apoia a iniciativa da Mozilla de proporcionar às operadoras um foco aberto quanto a serviços e oferecer dispositivos mais acessíveis aos usuários principiantes de smartphones”, afirma Christian Salbaing, presidente adjunto da Hutchison Whampoa Europa. “Acreditamos que a implementação do Firefox em dispositivos móveis aumentará a concorrência em sistemas operacionais, melhorará a variedade de opções do consumidor e – esperamos – reduzirá os custos gerais do dispositivo, com o qual um número maior de nossos clientes poderá acessar smartphones e serviços avançados”.

KDDI

“É um prazer anunciar a introdução dos smartphones Firefox OS no mercado japonês em um ou dois anos”, declara Takashi Tanaka, CEO da KDDI. “Espera-se que ofereçam uma melhor experiência e uma maior seleção de opções a nossos clientes, já que uma plataforma de Web aberta dará inovação sustentável e uma concorrência leal entre seus ecossistemas. Esta ideia se encaixa perfeitamente com nossa estratégia. Para apoiar sua realização, o grupo KDDI está trabalhando fortemente com a Mozilla para contribuir com o desenvolvimento do Firefox OS, particularmente no que se refere a rede e segurança”.

KT

Suk-Chae Lee, CEO da KT, explica: “Com a transformação da rede existente para All-IP, todos os tipos de informações e serviços, como voz, dados e multimídia, serão facilitados por meio da rede All-IP. O Firefox OS inclui HTML5, o que permite um suporte muito mais simples e fácil para os serviços baseados em All-IP mediante uma variedade de dispositivos e plataformas. A KT oferece seu apoio incondicional à iniciativa Firefox OS, que agilizará a distribuição de bens virtuais, o motor do crescimento futuro de nossa economia global”.

MegaFon

“Acreditamos que a chegada de um novo participante orientado pelos princípios de abertura e possibilidade de plataformas cruzadas, bem como respaldado pelos principais representantes do mercado, é um sinal favorável para todo o setor”, diz Vitaly Starodubov, COO da MegaLabs.

SingTel

Paul O’Sullivan, CEO de Group Consumer da Singtel, declara: “Na SingTel acreditamos firmemente em dar a nossos clientes a oportunidade de escolha e fomentar a inovação, e estamos muito felizes com as capacidades que podem surgir de um ecossistema móvel aberto usando HTML5”.

Smart

Orlando B. Vea, chefe assistente de Serviços Sem Fio da Smart, afirma: “Estamos entusiasmados com o Firefox OS no mercado, porque sua chegada ajudará a diminuir a brecha digital. Sua tecnologia baseada em HTML5 oferecerá dispositivos móveis acessíveis com um ecossistema móvel aberto. Isto se encaixa em nossa visão inclusiva, que coloca ao alcance de todos os clientes o acesso à Internet móvel”.

Sprint

“A Sprint apoia um ecossistema móvel aberto que permite a liberdade e a criatividade dos desenvolvedores”, diz Fared Adib, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Produto e Operações da Sprint. “O Firefox OS oferece aos desenvolvedores um novo nível de flexibilidade para criar aplicativos inovadores que nossos clientes podem aproveitar”.

Telefónica

“O ano de 2013 marca o começo de uma nova era para nosso setor, que se caracterizará pelos padrões abertos”, afirma César Alierta, presidente e CEO da Telefónica. “Para a Telefónica e toda a indústria, o Firefox OS é uma iniciativa de grande importância estratégica para mudar a cadeia de valores predominantes no mundo digital. É um passo fundamental para recuperar o equilíbrio no setor de telecomunicações, uma iniciativa com o forte respaldo da indústria. Estou feliz por nossos clientes no Brasil, Colômbia, Espanha e Venezuela estejam entre os primeiros do mundo a testar o Firefox OS e quero colocá-lo à disposição de todos os clientes da Telefónica em nível global”.

Telenor

“A Telenor tem o prazer de colaborar com a Mozilla e outros representantes destacados no desenvolvimento do sistema operacional móvel Firefox. Por meio dessa iniciativa, queremos oferecer mais variedade e uma excelente experiência de Internet móvel a um número maior de nossos clientes, bem como ajudar a se conectar à Web aos próximos bilhões de clientes”, indica Jon Fredrik Baksaas, CEO da Telenor.

TMN

“A TMN está buscando constantemente as melhores opções disponíveis no mercado, concentrando-se continuamente em testar apostas de futuro que possam oferecer novas formas de conseguir maior satisfação do cliente e uma integração de serviços de forma simples. A aliança da TMN com a Mozilla para lançar o novo Firefox OS é de grande importância para o mercado de telecomunicações português, já que aumenta o número de plataformas, interfaces de usuário e ecossistemas disponíveis para usuários de dispositivos móveis”, diz Luís Avelar, CMO da Portugal Telecom Group.

VimpelCom

“A maioria de nossos clientes vive em mercados emergentes, e sua demanda de acesso a Internet móvel e aplicativos OTT aumenta em um ritmo acelerado”, declara Jo Lunder, CEO da Vimpelcom. “Na VimpelCom, queremos realizar uma integração fluida entre OTT e nossos serviços móveis básicos. Apoiamos o desenvolvimento de padrões abertos e, portanto, também o desenvolvimento do Firefox OS, uma das alternativas mais econômicas de sistemas operacionais para smartphones”.

Parceiros de dispositivos

A Mozilla está trabalhando com os fabricantes ALCATEL ONE TOUCH, LG e ZTE para desenvolver os primeiros dispositivos Firefox OS, contando com a participação da Huawei ainda este ano, utilizando os processadores móveis SnapdragonTM da Qualcomm. Além disso, a Mozilla estabeleceu relações estratégicas com alguns parceiros de conteúdo e serviços essenciais, o que permitirá experiências fora de série nos novos dispositivos Firefox OS em relação à localização, entretenimento, jogos, redes sociais e muito mais.

Qualcomm

“A Qualcomm trabalha com a Mozilla para otimizar o Firefox OS com nossos processadores Snapdragon”, diz Cristiano Amon, vice-presidente executivo da Qualcomm Technologies, Inc e copresidente da Qualcomm Mobile and Computing. “Esta integração de software e hardware nos permitiu oferecer uma experiência rica de Web HTML5 nunca vista em um dispositivo móvel”.

Analistas

“O impressionante grupo de operadoras que já se comprometeram a distribuir os dispositivos Firefox OS mostra, clara e contundentemente, o potencial da plataforma e indica que 2013 será um ano revelação para a Mozilla dentro do escopo da tecnologia móvel”, afirma John Jackson, vice-presidente de Pesquisa da IDC. “A diversidade das operadoras que respaldam a iniciativa, incluindo tanto mercados desenvolvidos quanto emergentes, é uma potente garantia das capacidades da plataforma e da inovação de terceiras partes que esta plataforma atrairá e possibilitará. Graças ao compromisso destas operadoras, em conjunto com o claro progresso obtido com fabricantes de dispositivos e provedores de conteúdo, a Mozilla também superará o desafio duplo de escalar a distribuição e oferecer uma forma clara de receita a terceiros. Os dois fatores são cruciais na hora de atrair e manter a fidelidade dos desenvolvedores”.

Nova marca para Firefox OS

A Mozilla também revelou sua nova imagem de marca e campanha de marketing para o Firefox OS durante a coletiva de imprensa do Mobile World Congress. A nova imagem de marca “solta as rédeas” para ilustrar as qualidades do Firefox OS: divertido e amistoso; útil e protetor; rápido e poderoso.

Mais informações

Visite a Mozilla e descubra o Firefox OS no Hall 8.1, estande F20, na Gran Vía da Fira de Barcelona, de 25 a 28 de fevereiro de 2013.
Você encontrará mais recursos, como imagens do Firefox OS em alta resolução e vídeos inéditos, bem como links para os comunicados das operadoras e fabricantes originais de equipamentos independentes, no site: https://blog.mozilla.org/press.

Sobre a Mozilla

A Mozilla é pioneira e defensora da Web há mais de uma década. Criamos e promovemos padrões abertos que possibilitam inovação e contribuem para que a Web se transforme em uma plataforma para todos. Atualmente, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo utilizam o Mozilla Firefox para descobrir, experimentar e se conectar à Web por meio de computadores, tablets e telefones móveis. Para mais informações, visite o site https://www.mozilla.org/mwc.

Sobre a América Móvil

A América Móvil é a prestadora líder de serviços integrados de telecomunicações na América Latina. No final de setembro de 2012, a empresa contava com 255,9 milhões de assinantes sem fio, 30,3 milhões de linhas fixas, 16,7 milhões de acessos de banda larga e 15,8 milhões de clientes de TV paga.

Sobre a Deutsche Telekom

A Deutsche Telekom é uma das empresas de telecomunicações integradas líderes no mundo, com mais de 131 milhões de clientes móveis, 33 milhões de linhas de rede fixa e mais de 17 milhões de linhas de banda larga (dados 30 de setembro de 2012). O grupo oferece a seus clientes produtos e serviços de rede fixa, comunicações móveis, Internet e IPTV, além de soluções TIC para empresas e clientes corporativos. A Deutsche Telekom está presente em aproximadamente 50 países e conta com mais de 230 mil funcionários em todo o mundo. O grupo gerou receitas de 58,7 bilhões de euros no ano de 2011. Cerca de metade dessas receitas foi registrada fora da Alemanha (dados de 31 de dezembro de 2011).

Sobre a Etisalat

O forte compromisso com a excelência e a inovação levou a Etisalat a se transformar em um dos grupos de telecomunicação que mais cresce no mundo, com uma rápida expansão pela Ásia e África. Suas operações nos Emirados Árabes Unidos, estrategicamente localizadas na intersecção entre Oriente e Ocidente, permitem à Etisalat ser o maior hub do Oriente Médio em serviços de Internet, voz, emissão, roaming e dados corporativos. A Etisalat foi reconhecida como “melhor operadora” dez vezes desde 2006 e como “melhor provedora atacadista” quatro vezes nos últimos três anos. Prestando serviço a mais de 139 milhões de clientes em 15 países, a Etisalat continua chegando a novos consumidores e mercados.
Visite a Etisalat no Mobile World Congress, no Hall 2, Estande #2B110.

Sobre a KDDI Corporation

A KDDI, empresa de comunicação completa que oferece serviços de comunicações tanto de linha fixa quanto móvel, tem o objetivo de ser uma empresa líder em tempos de mudança.
A KDDI oferece a seus clientes serviços de comunicações móveis (telefones móveis au) e comunicações de linha fixa (Internet de banda larga/telefonia) sob a marca “au”, contribuindo para atingir a convergência de fixo-móvel e difusão (FMBC). A KDDI oferece todos os serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) voltados a empresas, de redes de convergência de fixo-móvel (FMC) a centros de dados, aplicativos e estratégias de segurança, com o objetivo de ajudar seus clientes a fortalecer suas atividades.

Sobre a KT Corporation

A KT Corporation (NYSE: KT) é a principal operadora de telecomunicações totalmente desenvolvida da Coreia do Sul que oferece serviços sem fio, de linha fixa, banda larga e IPTV. A KT é líder de desenvolvimento do setor de informações e comunicações na Coreia do Sul nos últimos 31 anos e contribuiu para transformar o país em um gigante da tecnologia da informação. A KT foi a primeira no mundo a comercializar um serviço de banda larga sem fio (WiBro). A KT está preparando o terreno para o Corea-U (Ubiquitous) com uma infraestrutura ubíqua por meio da qual as pessoas podem compartilhar informações onde estiverem. A KT também lançou o “LTE WARP”, com base na primeira virtualização de centro de comunicação na nuvem (CCC) do mundo e oferece chamadas de voz e transferência de dados a grande velocidade com qualidade estável.
Para mais informações, visite o site http://www.kt.com/eng/main.jsp.
Para ver o futuro da KT, consulte http://www.ollehfutureon.com/index-e.php.

Sobre a MegaFon

A MegaFon é uma provedora russa de serviços de telecomunicações universal. Fundada em maio de 2002, a MegaFon se transformou na primeira operadora com uma rede que abrange todas as regiões da Rússia. A companhia e suas empresas subsidiárias têm licença para operar em todas as regiões do País e nas repúblicas de Abkhazia, Osétia do Sul e Tadjiquistão. Com mais de 63 milhões de assinantes ativos, a MegaFon gerencia a rede de linha fixa e de avanços digitais mais sofisticada e tecnologicamente avançada da Rússia. http://www.megafon.com.

Sobre a SingTel

A SingTel é o grupo líder de comunicações da Ásia, com operações e investimentos em todo o mundo. Ela abastece tanto o mercado corporativo quanto o de consumo e se compromete a oferecer as melhores soluções de comunicação em nível internacional a seus clientes na Ásia Pacífico e além.
O grupo, que conta com operações importantes em Cingapura e Austrália (graças à empresa subsidiária SingTel Optus), oferece um portfólio de serviços abrangente que inclui soluções de voz e dados em plataformas fixas, sem fio e de Internet, junto com tecnologia infocomm e TV paga.
O grupo está presente na Ásia e África, com 473 milhões de clientes móveis em 26 países, como Bangladesh, Índia, Indonésia, Paquistão, Filipinas e Tailândia.
Com o objetivo de atender às necessidades das corporações multinacionais, a SingTel também conta com uma ampla rede de escritórios na Ásia Pacífico, Europa e Estados Unidos. Estes escritórios possibilitam que a SingTel ofereça soluções de rede confiáveis e de qualidade a seus clientes, tanto de forma individual quanto em conjunto com outros parceiros locais.
A SingTel tem mais de 23 mil funcionários em todo o mundo e registrou receita de 18,8 bilhões de dólares singapurianos (US$ 14,9 bilhões), bem como lucro líquido após desconto de impostos de 3,99 bilhões de dólares singapurianos (US$ 3,17 bilhões) durante o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2012. Para mais informações, visite os sites www.singtel.com e www.optus.com.au.

Sobre a Smart

A Smart Communications, Inc. (Smart) é a provedora de serviços sem fio líder nas Filipinas, com 52,1 milhões de assinantes em sua rede GSM, de acordo com dados do final de setembro de 2012. A Smart se destaca por ter apresentado as primeiras ofertas sem fio do mundo, como Smart Money; Smart Load; Smart Padala; Netphone; e Smart LTE, o primeiro serviço LTE multibanda do planeta. A Smart também presta serviços de 3G e HSPA+, enquanto seu serviço de satélite, Smart Link, oferece comunicações ao setor marítimo internacional. A Smart Broadband, Inc., uma empresa subsidiária de propriedade absoluta, oferece um serviço de banda larga sem fio, Smart Broadband, com 1,69 milhão de assinantes, segundo dados do final de setembro de 2012. A Smart é subsidiária de propriedade absoluta da operadora de telecomunicações líder nas Filipinas, a Philippine Long Distance Telephone Company. Para mais informações, visite o site smart.com.ph.

Sobre a Telefónica

A Telefónica é uma das maiores empresas de telecomunicação do mundo em capitalização de mercado e número de clientes. Com essa posição privilegiada e seus serviços móveis, fixos e de banda larga como motores chave de seu crescimento, a Telefónica concentrou sua estratégia em se transformar em uma empresa líder no mundo digital.
A empresa conta com uma presença forte em 25 países, assim como uma clientela estimada em cerca de 314 milhões de acessos em todo o mundo. A Telefónica está especialmente presente na Espanha, Europa e América Latina, onde concentra uma parte importante de sua estratégia de crescimento.
A Telefónica é uma empresa 100% negociada na bolsa, com mais de 1,5 milhão de acionistas diretos. Atualmente, seu capital social é composto por 4.563.996.485 ações ordinárias na bolsa de valores espanhola (Madrid, Barcelona, Bilbao e Valencia), bem como nas de Londres, Nova York, Lima e Buenos Aires.

Sobre o Telenor Group

O Telenor Group é um provedor internacional de serviços de telecomunicações, dados e multimídia. Conta com operações móveis em 11 mercados na região nórdica, Europa Central, Leste Europeu e Ásia, além de ter uma participação de 42,95% (participação econômica de 35,7%) na VimpelCom Ltd., operante em 18 mercados. O Telenor Group, com sede na Noruega, é uma das operadoras móveis mais renomadas do mundo, com 148 milhões de assinantes móveis em suas operações consolidadas, de acordo com dados coletados no quarto trimestre de 2012, além de registrar receita de 102.bilhões de coroas norueguesas em 2011. Possui aproximadamente 30 mil funcionários. Para mais informações sobre o Telenor Group, visite o site www.telenor.com.

Sobre a TMN

A TMN é subsidiária do Portugal Telecom Group e fornecedora líder de telecomunicações em Portugal, com mais de 7,3 milhões de clientes. Investindo na diversificação contínua de soluções personalizadas para atender necessidades individuais e profissionais, a TMN concentra sua atividade principalmente na inovação tecnológica e na orientação para o cliente, apoiando-se em investimentos constantes que reforçam a cobertura de rede, bem como a qualidade do serviço. A TMN conta com uma longa tradição como líder no mercado móvel de Portugal e oferece serviços atraentes e avançados. Em 1995, a TMN foi a primeira empresa a introduzir um serviço pré-pago com capacidade de recarga utilizando um modelo que, mais tarde, foi adotado por operadoras em todo o mundo. Com a satisfação do consumidor sempre em mente, a TMN e a Portugal Telecom miram a excelência por meio da introdução constante de tecnologias e serviços de última geração, como LTE (redes 4G) e ofertas Quad-Play reais.
Para mais informações, visite o site www.telecom.pt.

Sobre a VimpelCom

A VimpelCom é uma das maiores operadoras de serviços de telecomunicações integrados do mundo. Ela oferece serviços de voz e dados por meio de uma gama de tecnologias tradicionais e de banda larga fixa e móvel na Rússia, Itália, Ucrânia, Cazaquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, Armênia, Geórgia, Quirguistão, Camboja, Laos, Argélia, Bangladesh, Paquistão, Burundi, Zimbábue, República Centro-Africana e Canadá. As operações globais da VimpelCom l abrangem um território com população total de 780 milhões de pessoas. A VimpelCom oferece serviços sob as marcas “Beeline”, “Kyivstar”, “djuice”, “Wind”, “Infostrada” “Mobilink”, “Leo”, “banglalink”, “Telecel” e “Djezzy”. Até 30 de setembro de 2012, a VimpelCom contava com 212 milhões de assinantes móveis de serviços combinados. A VimpelCom está listada na Bolsa de Nova Iorque com o símbolo (VIP). Para mais informações, visite o site http://www.vimpelcom.com.