Categorias: Firefox OS

Firefox OS possibilita que usuários descubram aplicativos sem download e Firefox Marketplace libera o potencial dos aplicativos web nos telefones móveis

A Mozilla revoluciona a criação e o consumo de conteúdo web. O Firefox Marketplace oferecerá aplicativos como Cut the Rope, Disney Mobile Games, jogos da EA, Facebook, MTV Brasil, Nokia HERE, SoundCloud e Twitter

BARCELONA, Espanha. Mobile World Congress, 24 de fevereiro de 2013. PR Newswire – A Mozilla, organização que tem a missão de fazer o poder da Web permanecer nas mãos dos usuários, anuncia hoje que o Firefox OS será lançado junto com o Firefox Marketplace, bem como uma nova capacidade de descobrir aplicativos para download e um só uso, oferecendo uma experiência potente, personalizada, ágil e divertida para seu smartphone, ao mesmo tempo em que permite de forma simples a criação, distribuição e descoberta de aplicativos HTML5 em todo o mundo.

Firefox OS

O Firefox OS impulsionará os primeiros dispositivos de Web aberta em mercados emergentes essenciais, oferecendo o desempenho, a personalização e o preço desejados de um smartphone. O Firefox OS oferece uma experiência atraente, clean, intuitiva, personalizada e fácil de usar com funções integradas que contribuem para gerenciar o consumo de dados e o armazenamento, ao mesmo tempo em que maximizam o valor, o tempo e o aproveitamento geral da experiência com o smartphone.

O Firefox OS inclui todas as funcionalidades que os consumidores esperam de um smartphone (como chamadas, mensagens, e-mail, câmera e muito mais), mas, além disso, inclui tudo o que você gostaria que um smartphone oferecesse: controles de custos integrados, funcionalidades sociais com Facebook e Twitter, serviços de geolocalização, o popular navegador Firefox, um novo recurso para descobrir aplicativos para baixar para um só uso, Firefox Marketplace e muito mais.

“Qualquer dispositivo é melhor se é social e estamos empolgados com o acesso fácil à versão móvel baseada na Web do Facebook que os usuários do Firefox OS terão, beneficiando-se das nossas atuais funcionalidades e das que estão por vir”, declarou Vaughan Smith, vice-presidente de Mobile Partnerships do Facebook.

Com o Firefox OS, você só tem de digitar um termo de busca para criar instantaneamente um aplicativo para baixar e usar uma só vez. A criação e o consumo desses aplicativos no menu oferecem aos usuários o controle absoluto de seu aplicativo e da experiência com o smartphone, permitindo que as pessoas obtenham o conteúdo que quiserem no momento que desejarem.

O Firefox OS oferece uma busca profunda que levará ao exato conteúdo exato, em vez de propor aplicativos genéricos da mesma categoria. Isso possibilitará uma capacidade de busca muito mais sofisticada e profunda, já que permite buscar dentro dos aplicativos e na Web ao mesmo tempo, algo que não é possível com aplicativos nativos. Por exemplo, você poderá procurar seu artista favorito e obter resultados para comprar sua música preferida, entradas para shows ou até escutar a faixa instantaneamente.

O Firefox OS é uma extensão da experiência do Firefox que o usuário já conhece e gosta e, por isso, pode esperar toda a segurança, privacidade, personalização e controle de usuário que o Firefox sempre ofereceu.

Como o Firefox OS está baseado em tecnologias web, oferece a usuários, desenvolvedores e operadoras uma experiência de smartphone altamente personalizável e que permite até o uso offline das funcionalidades essenciais do telefone.

Firefox Marketplace

O Firefox Marketplace oferecerá aplicativos em categorias como jogos, notícias e mídia e produtividade. Esses aplicativos estão ligados a seu perfil e sua identidade online e podem ser levados por meio de diferentes dispositivos e plataformas. Desenvolvedores de aplicativos móveis e líderes web de todo o mundo utilizarão o poder da Web liberado pela Mozilla para lançar aplicativos no Firefox Marketplace.

A Web permite inovação ilimitada e, com o Firefox Marketplace, cada desenvolvedor Web pode criar e distribuir facilmente aplicativos HTML5 para que você possa encontrar o aplicativo de que precisa (inclusive apps com temas locais, específicos e/ou emergentes). O Firefox Marketplace incluirá aplicativos populares como AccuWeather, Airbnb, Box, Cut the Rope, Disney Mobile Games, jogos da EA, Facebook, Nokia HERE, MTV Brasil, Pulse News, SoundCloud, SporTV, Terra, Time Out e Twitter, bem como aplicativos sob medida e locais relevantes para os usuários de cada região.

“O Firefox OS oferece uma grande oportunidade de chegar a novos consumidores em mercados emergentes”, disse Glenn Roland, vice-presidente de Novas Plataformas e OEM da EA. “É um prazer poder levar, neste ano, versões HTML5 de nossos jogos de maior sucesso, como o Poppit!, da Pogo, além de vários títulos móveis populares, à plataforma Firefox Marketplace”.

“Levar títulos populares como Where’s My Water? e Where’s My Perry? ao Firefox Marketplace é uma ótima oportunidade para aumentar nossa rede de jogadores nos países emergentes”, afirma Bart Decrem, vice-presidente sênior da Disney Mobile Games. “Depois de trabalhar com a Mozilla, estou especialmente entusiasmado com o potencial do Firefox OS”.

“O Firefox OS permite que o novo aplicativo MTV Brasil facilite o acesso a todas as notícias, clipes e conteúdos multimídia desenvolvidos para dispositivos móveis, incluindo os programas transmitidos no momento”, afirma Robson Gomes, diretor de Tecnologia da MTV Brasil. “O Firefox OS facilita a possibilidade de oferecer aos consumidores o conteúdo desejado, e esta é outra ferramenta importante para acessar o universo de humor, musical e de estilo de vida da MTV Brasil”.

A maioria dos aplicativos móveis é construída com tecnologias web em seu núcleo e, depois, são “embrulhadas” com tecnologias proprietárias para distribuição em uma plataforma específica. A Mozilla está liberando a Web como plataforma de desenvolvimento móvel com o Firefox Marketplace, ao mesmo tempo em que “abre” os aplicativos móveis para permitir maiores oportunidades e mais controle, tanto para desenvolvedores quanto para consumidores.

O Firefox Marketplace fará com que os smartphones sejam capazes de oferecer experiências de aplicativos web mais potentes e envolventes. Agora, a Web tem o potencial de se transformar no maior mercado do mundo graças à nova API web desenvolvida pela Mozilla. A plataforma Web aberta e essas novas APIs web também possibilitam aos desenvolvedores distribuir aplicativos diretamente, sem necessidade de controles, de acordo com a missão da Mozilla, que é a de criar variedade, inovação e oportunidade na Web.

“O Firefox OS romperá as barreiras entre aplicativos e Web, já que os aplicativos Firefox OS são construídos utilizando tecnologias web, como HTML5. Esperamos ver um grande número de aplicativos incríveis e populares construídos para Firefox OS, pois os desenvolvedores já estão criando mais para a Web do que para qualquer outra plataforma”, indicou Jay Sullivan, vice-presidente sênior de Produtos da Mozilla. “O Firefox OS apresenta uma experiência rica, maravilhosa e personalizada para os usuários, que podem buscar qualquer coisa que pensarem e descobrir aplicativos relevantes que podem usar no momento, incluindo aplicativos que nunca haviam instalado ou usado”.

Existe uma versão inicial do Firefox Marketplace no Firefox para Android Aurora, que será incluída nos primeiros telefones Firefox OS, que serão lançados este ano.

Sobre a Mozilla
A Mozilla é pioneira e defensora da Web há mais de uma década. Criamos e promovemos padrões abertos que possibilitam inovação e contribuem para que a Web se transforme em uma plataforma para todos. Atualmente, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo utilizam o Mozilla Firefox para descobrir, experimentar e se conectar à Web por meio de computadores, tablets e telefones móveis. Para mais informações, visite o site https://www.mozilla.org/mwc.