Categorias: Firefox OS

Atualização do Firefox OS oferece novos recursos, que incluem suporte Dual-SIM e melhorias para os fãs de música e games

A próxima atualização do Firefox OS já está disponível aos parceiros da Mozilla para instalação em smartphones. Ela inclui diversos recursos novos, tais como suporte Dual SIM Dual Standby (DSDS) – tecnologia que permite o uso de duas linhas simultâneas em um mesmo aparelho – recursos de câmera complementares, acesso simplificado ao player de música e a capacidade de criar coleções inteligentes de aplicativos.

O lançamento das novas plataformas como WebGL, asm.js e WebAudio, para a criação de jogos imersivos com ótimos efeitos de áudio, vai agradar os desenvolvedores de aplicativos.

Mais destaques sobre esta versão:

Para usuários do Firefox OS:

Dual SIM dual-standby (DSDS) oferece flexibilidade ao permitir o uso de duas linhas simultaneamente em aparelhos compatíveis: o DSDS é um recurso bastante requisitado, que permite a pessoas que possuem aparelhos com duas linhas gerenciem individualmente cada chip ao fazer ligações, enviar mensagens de texto ou utilizar dados por meio da interface simples do “SIM Manager”. Agora é possível alternar entre um número corporativo e um pessoal, por exemplo. Além disso, o usuário que estiver viajando pode usar um chip local para evitar as tarifas de roaming. Também é possível importar os contatos de cada SIM para o dispositivo.

Crie vídeos e imagens mais nítidas e encontre-os rapidamente: o foco automático contínuo (a depender da compatibilidade de dispositivos) e o flash agora têm suporte, permitindo que fotos e vídeos sejam feitos com melhor qualidade. A galeria de aplicativos também apresenta melhorias no desempenho e em diversas funcionalidades, como: organização do conteúdo por mês e exibição de informações detalhadas do arquivo, como data da foto, tamanho e tipo de arquivo.

Acesso direto à sua música: várias melhorias nos aplicativos de mídia podem ser conferidas nesta versão, incluindo acesso aos controles de música na aba de notificações ou na tela do bloqueio. Agora, o aplicativo para rádio FM pode também ser tocado por meio do alto-falante do telefone.

Lock screen showing music controlsMelhorias no aplicativo de pesquisa adaptável: com a pesquisa adaptável de aplicativos, você pode procurá-los também no Firefox Marketplace, além da Web. Ficou mais fácil encontrar seu conteúdo favorito.

Smart Collections: o Firefox OS agrupa automaticamente seus aplicativos na tela de início, associando-os a categorias específicas, como por exemplo: social, jogos, música e showbiz. Clicando em uma dessas categorias, como jogos, o usuário verá uma lista bem delineada de todos os jogos instalados logo abaixo, assim como uma lista de sugestões de novos jogos que possam despertar interesse. Estas sugestões são alimentadas pela busca adaptável de aplicativos e cada um pode adicionar novas coleções inteligentes na tela de início ao pressionar longamente o plano de fundo e selecionar dentre uma extensa lista predefinida, ou ainda criar uma coleção personalizada.

Mais opções para mensagens:

  • SMS/MMS: você pode enviar mensagens MMS para endereços de e-mail e adicionar uma linha de assunto. O Firefox OS transformará automaticamente um SMS em uma MMS se você decidir adicionar uma imagem ou vídeo. Também é possível salvar rascunhos de mensagem e optar por receber notificações de entrega quando a mensagem for aberta pelo destinatário.
  • E-mail: agora suporta notificações por e-mail e POP3, uma das maneiras mais populares para se conectar a contas de e-mail.

Bluetooth aprimorado que facilita compartilhamento: transferências múltiplas de arquivos via Bluetooth se tornaram possíveis, permitindo ao usuário compartilhar simultaneamente várias fotos ou MP3s com outros dispositivos.

Melhorias de desempenho: Melhoras na rolagem e mais rapidez na inicialização de aplicativos, mesmo com vários aplicativos de sistemas abertos (por exemplo, calendário, agenda, câmera, etc.). Isto significa que você pode encontrar o que está procurando mais rapidamente.

Idiomas disponíveis: bengali, búlgaro, catalão, chinês (tradicional), croata, checo, holandês, inglês, alemão, grego, húngaro, italiano, polonês, português (Brasil), romeno, russo, sérvio (cirílico e latino), eslovaco, espanhol e turco.
Para desenvolvedores:

Melhora no suporte para gráficos e jogos: esta atualização será lançada com algumas otimizações importantes para jogos. Com suporte para WebGL, asm.js e WebAudio inclusos, os desenvolvedores poderão trazer experiências  de jogo superiores e envolventes para celulares com Firefox OS.

Experimente com NFC: esta atualização inclui ativadores de NFC, com a disponibilização de uma API WebNFC. Desenvolvedores serão capazes de experimentar o emparelhamento NFC e leitura de tags em seus aplicativos. Mais funcionalidades adicionais em NFC estarão disponíveis nas próximas atualizações.

Melhores recursos de plataforma Gecko por meio de novas WebAPIs: esta versão é baseada no Gecko 28 e inclui várias novas WebAPIs. A ferramenta “Shared workers” permite aprimorar o processamento de dados e recursos de compartilhamento, para que desenvolvedores possam criar aplicativos mais rápidos. Entre as novas APIs, o SpeakerManager dá aos desenvolvedores acesso ao alto-falante do telefone, permitindo que aplicativos como os de rádio FM funcionem sem a necessidade fones de ouvido. O API WebIccManager – que permite o suporte para múltiplos cartões SIM – também foi atualizado. Essas novas APIs continuam agregando mais funcionalidades e recursos da Web para o desenvolvimento de aplicativos.

Streaming de áudio com RTSP: construímos a estrutura de streaming RTSP e completamos o suporte para streaming de áudio, permitindo assim que desenvolvedores aprimorem suas tecnologias de música para focar nos usuários do Firefox OS.

 

Esta atualização do Firefox OS já está disponível para os fabricantes de smartphones disponíveis no mercado e também para os dispositivos de desenvolvedores.

 Mais informações:

Para mais detalhes sobre esta atualização, acesse as notas da versão