Categorias: Firefox para Movel

Focus by Firefox: novo bloqueador de conteúdo para uma web aberta

por Denelle Dixon-Thayer, Chief Legal and Business Officer (responsável pela área jurídica e de negócios) da Mozilla

Estamos lançando hoje (8/12) o Focus by Firefox, um bloqueador de conteúdo gratuito para usuários Safari do iOS 9. O app permite controlar o fluxo de dados ao bloquear rastreadores por categoria, como os usados pelas propagandas, ferramentas para análise de comportamento online e redes sociais, e permite aumentar o desempenho nos dispositivos móveis ao inibir recursos web.

focus_blog-2

Na Mozilla, temos a missão construir uma internet que respeite o internauta, que os coloque no controle e que crie e preserve a confiança. Muitos usuários perderam a fé e o domínio sobre suas vidas digitais, e esta perda impactou o ecossistema, algumas vezes, negativamente. Os bloqueadores apresentam um caminho para reconstruir essa confiança ao priorizar quem usa a internet. Ao mesmo tempo, é importante que essas ferramentas criem um ecossistema aberto e saudável, e que convivam com as atividades comerciais, em vez de limitar a web ou discriminar certa indústria ou conteúdo. É por este motivo que criamos nossos três princípios para o bloqueio de conteúdo e que estamos colocando-os em prática com o lançamento do Focus by Firefox.

Acreditamos que os bloqueadores precisam ser transparentes com os anunciantes e provedores sobre como os bancos de dados são criados e mantidos, em vez de colocar certo conteúdo em uma punição permanente. Com o novo app, queremos encorajar a discussão entre internautas e criadores de conteúdo, em vez de incentivar a desconfiança e desvalorizar o ecossistema da web. O Focus by Firefox é gratuito e a Mozilla não lucra com ele de outras formas.

Em muitos bloqueadores, o padrão usado para determinar o bloqueio não está claro. Eles não são transparentes em suas escolhas e não oferecem alternativas para que o conteúdo melhore e seja liberado. Alguns apps ainda removem a empresa das black lists mediante pagamento.

Com o Focus by Firefox, usamos uma abordagem diferente. Para isso, baseamos parte do nosso produto em uma lista públicas fornecida pelo nosso parceiro Disconnect. Acreditamos que ela é um ótimo começo e que demonstra o valor dos dados abertos. A definição de rastreamento é pública e eles publicam qualquer alteração feita na lista, dessa forma os usuários e provedores de conteúdo podem ver e entender os padrões usados. Como as regras são claras, os provedores de conteúdo – que estejam rastreando os internautas – têm a oportunidade de melhorar suas práticas para ter seu conteúdo liberado pela Disconnect, o que cria um importante ciclo de feedback entre usuários e provedores.

O bloqueio de conteúdo é um terreno novo para a Mozilla e não temos todas as respostas ainda. Como indústria, nós precisamos descobrir como tornar esses mecanismos de feedback mais robustos para que os provedores tenham uma forte motivação para colocar os usuários no controle das suas experiências online. Além disso, precisamos entender melhor o que o internauta deseja. Alguns se preocupam com a privacidade, enquanto outros desejam melhorar a performance dos dispositivos móveis. Embora o lançamento do Focus by Firefox traga uma alternativa para o rastreamento online, pretendemos oferecer controle da performance e uso dos dados.

Na medida que formos aprimorando este produto, vamos ser transparentes sobre nossas decisões e em nossos esforços para criar e melhorar o mecanismo de feedback entre usuários e provedores. Esta é a forma que a Mozilla acredita que as ferramentas de bloqueio podem reforçar a atividade comercial que apoiam a internet enquanto dão controle ao usuário e reconquistam sua confiança.