Categorias: Education

Mozilla lança Mapa da Alfabetização Web para ensinar as pessoas sobre internet

Com o objetivo de capacitar as pessoas sobre conhecimentos básicos da internet, a Mozilla acaba de lançar um mapa da “Alfabetização Web” (Web Literacy) para ensinar um conjunto de habilidades e competências essenciais, como motores de busca, conceitos básicos de design, fundamentos de privacidade on-line e uma compreensão sobre trabalho em grupo, licenciamento de código fonte aberto e edição de conteúdos (remixing).

Na próxima década, o número de pessoas com acesso à internet subirá para cinco bilhões. Estes milhões de novos usuários, muitos deles vindo de países emergentes, poderão experimentar oportunidades pessoais, cívicas e econômicas online sem precedentes, porém só se tiverem as habilidades necessárias para manejar significativamente a internet.

“Não estamos dizendo que todos devem aprender como programar um código web para serem alfabetizados na web. Mas quando todos tiverem uma compreensão básica de como ela funciona, seremos capazes de utilizar a internet em seu potencial completo. Aprender e ensinar esses conhecimentos – combinados com habilidades do século 21, como colaboração e resolução de problemas – permitem que mais pessoas moldem a web, ajudando no desenvolvimento de uma internet mais forte, saudável e aberta”, afirma An-Me Chung, diretora de parcerias estratégicas da Fundação Mozilla.

Quando os usuários não são alfabetizados na web, tornam-se marginalizados da internet aberta. E a própria Internet sofre com isso. Sem usuários novos e diversificados, ela se torna fechada, mais comercial e monolítica.

“Acreditamos que a alfabetização web é tão importante quanto a leitura, redação e aritmética. Ao ensinar estes três elementos, contamos com séculos de experiência. Entretanto, a internet não possui um roteiro educativo claro e específico. Logo, a Mozilla criou a versão 2.0 do Mapa da Alfabetização Web para preencher esta lacuna e ajudar educadores de todo o mundo que estão ensinando e aprendendo sobre a web”, destaca An-Me.

O Mapa é um quadro interativo e detalhado que descreve e define as competências-chave de alfabetização web e do século 21 necessárias para obter o potencial completo da Internet. Além disso, ele oferece atividades práticas para ensinar e aprender essas habilidades. Um conjunto diversificado de pesquisadores, educadores, cientistas e empresários contribuíram com estudos, entrevistas e grupos de pesquisa, junto com a equipe e voluntários da Mozilla, que trabalharam durante vários meses para cria-lo.

Web Literacy 1

“Seja você um usuário de smartphone de primeira viagem ou um programador formado, nós lhe encorajamos a explorar o mapa e usá-lo como um recurso para ensinar e aprender sobre a web”, convida a diretora da Fundação Mozilla.

Para mais informações, acesse o novo Mapa de Alfabetização Web da Mozilla.

Web Literacy 2

Membros da comunidade Mozilla aprendem sobre a Web na Indonésia