Categorias: Education Security

Dia dos Namorados: 5 dicas para manter seu relacionamento seguro

Se você é do tipo que acredita que amor e privacidade devem andar separados, mas mesmo assim se preocupa porque seu parceiro (a) é curioso (a) e tem um um grande conhecimento tecnológico, não se preocupe.A Mozilla, desenvolvedora do Firefox, criou 5 dicas para que você tenha sua informação guardada de maneira privada, mesmo que você namore um hacker.

Os dados que são guardados em seus dispositivos eletrônicos contém uma grande quantidade de informação pessoal como, números bancários, fotos, que podem se tornar perigosas, caso caiam nas mãos de cibercriminosos. Ao contrário do amor de um casal que pode acabar, as informações pessoais, se deixadas na internet, podem ficar por lá para sempre. Se prevenir nunca é demais, principalmente saber quais cuidados devem ser tomados em relação aos seus dados e quem têm acesso a eles. Independentemente de qualquer coisa, você e seu parceiro (a), terão seus dados protegidos pelo resto do ano se seguirem as seguintes orientações:

1.Leve a sério suas senhas
As senhas funcionam como chaves para abrir “lugares” que guardam suas informações e, mesmo sabendo disso, muita gente segue utilizando senhas bastante óbvias –que qualquer pessoa consegue adivinhar. Os cibercriminosos podem descobri-la facilmente e trocar todas as suas outras senhas e bloquear seu acesso. É a mesma coisa se pensarmos em apenas uma chave para você abrir seu carro, sua casa: quem a tem, consegue ter acesso a tudo.

2.Dificulte suas senhas
Frases podem ser utilizadas para deixar sua senha mais segura, em vez de palavras simples. Um computador pode levar meses para adivinhar as palavras e a ordem adequada, por isso, é provável que os hackers se frustrem e se voltem para alvos mais fáceis. Tente criar uma senha ao abrir um dicionário ao acaso por quatro páginas diferentes e escolher uma palavra de cada um. Também pode utilizar um gerenciador de frases de senhas, o Diceware.

3.Utilize um administrador de senhas
Criamos muitas contas e, é claro, fica difícil guardar todas, já que não se deve utilizar a mesma senha para tudo. Com um administrador de senhas, você consegue utilizar senhas Fortes e únicas para qualquer site e qualquer conta. É preciso apenas criar uma senha mestra para que seja a púnica que Você precise memorizar e, assim, conseguir ter acesso às outras. Um bom exemplo é o KeePassX, recomendado pela Electronic Frontier Foundation (EFF).

4.Faça uso de duas autenticações de senha, se possível
A dupla-autenticação agrega um nível extra de segurança para as suas contas. Se tem uma conta que utiliza essa forma de autenticação, ele enviará uma senha-chave para seu celular que será utilizada para acessar uma página da internet, junto com seu usuário e senha normal. Desta maneira, caso você corra o risco de ter outra pessoa acessando sua conta,você saberá recebendo a dupla autenticação pelo celular.

5.Conheça a segurança dos aplicativos utilizados e sites
Quando suas mensagens estão cifradas, apenas as pessoas com acesso especial podem saber. Hoje em dia, a maioria dos serviços de comunicação utilizam uma forte criptografia de forma automática. Alguns exemplos destes serviços: iMessage, Signal e WhatsApp, para envio de mensagens de texto, e FaceTime, Signal e Google Hangouts, para videoconferências. E-mails, chamadas e mensagens SMS, proporcionam uma segurança muito forte.