Segurança na Internet é um assunto sério, mas nem por isso precisa ser entediante, não é mesmo? Pensando nisso, em comemoração ao Dia das Crianças, que acontece no dia 12 de outubro, a Mozilla, desenvolvedora do navegador Firefox, convida a todos a falar sobre o assunto com os pequenos de uma maneira divertida, por meio do Codemoji, jogo que criptografa mensagens utilizando os famosos e queridos emojis.
Para entrar na brincadeira, é preciso seguir os seguintes passos: criar um código de emojis (codemoji), selecionaá-loe compartilhar uma mensagem criptografada com quem desejar, conforme o exemplo: https://codemoji.org/#/welcome. A pessoa, então, irá descodificar o emoji e descobrir a mensagem escrita exclusivamente para ela, conforme mostra o link.
O objetivo do jogo é promover a importância da privacidade e da segurança dos internautas com a informação criptografada. É importante que os usuários notem a importância de utilizar um sistema criptografado em uma página da web, seja a de um banco, hospital, ou simplesmente ao compartilhar vídeos engraçados na Internet. Para saber se a página acessada é segura, certifique-se que há um cadeado ao lado da URL do site. Dessa forma, dados como, senhas e e-mails estarão protegidos.
Feliz dia das Crianças
Além disso, a Mozilla alerta para os seguintes cuidados, especialmente com as crianças, para navegarem com segurança na Internet:
As crianças devem conhecer os potenciais perigos que podem enfrentar online e devem ficar à vontade com os pais para conversar sobre quaisquer eventualidades na internet que possam chateá-las ou que acharem estranho;
Se possível, o computador deve estar em um local onde os pais possam ficar mais atentos, mas respeitando a privacidade de cada um;
Tente fazer com que o computador seja uma experiência familiar partilhada;
Restrinja os conteúdos considerados excessivos:soluções de Segurança Definitiva podem ajudara fazer isto, além do navegador Internet Explorer, que inclui uma funcionalidade de classificação do conteúdo;
Oriente a criança sobre o que ela pode ou não fazer na Internet. Por exemplo, efetuar registos em redes sociais ou outros sites, compras online, transferir arquivos de música, vídeo ou programas, utilizar programas de mensagens instantâneas, visitar salas de conversação na Internet, etc.