Categorias: Firefox OS

Firefox Marketplace demostra o poder da Web e oferece uma multiplataforma global e aplicativos locais

A Mozilla é uma organização sem fins lucrativos e uma comunidade global que tem como missão promover abertura, inovação e oportunidade online. Criamos produtos que capturam esses valores e que pessoas do mundo todo amam e escolhem para utilizar, como o Firefox.

A Mozilla está trabalhando com operadoras, parceiros de hardware e desenvolvedores em todo o mundo para oferecer mais opções e controle no setor de telefonia móvel por meio do Firefox OS, o que torna os smartphones mais acessíveis para as pessoas ao redor do globo. Os smartphones Firefox OS são os primeiros dispositivos alimentados completamente por tecnologias da Web para oferecer desempenho, personalização e preço que você deseja em um smartphone com uma experiência bonita, intuitiva e uma experiência mais fácil de usar do que qualquer outro telefone.

O Firefox OS oferece duas maneiras de descobrir e usar aplicativos: uma busca adaptável, que representa um novo conceito para smartphones ao literalmente transformar o seu telefone para atender aos seus interesses em qualquer momento; e utilizar o Firefox Marketplace para ajudá-lo a descobrir facilmente aplicativos globais populares e aplicativos locais relevantes.

Firefox Marketplace

Apenas alguns meses após a abertura do Firefox Marketplace, com o lançamento do primeiro sistema operacional Firefox, verificamos uma reação significativa. Hoje, milhares de aplicativos foram enviados e estão disponíveis, incluindo alguns que são atualmente exclusivos do Firefox Marketplace, como o app de leitura Manana, Senzari Music Graph, o app de compartilhamento de fotos Jaxogram e jogos como o TrippyTap.

Alguns dos aplicativos globais favoritos e populares incluem o Badoo, Box, Chatty (tradutor de frases), Cut the Rope, Discovery, Disney’s Wreck-It Ralph – Fix-It Felix, Easy Taxi, Evernav, Facebook, KAYAK, multiConvert, Poppit from Pogo, Projector (gerenciador de tarefas), Rhapsody, Sticky (app de post-its), SoundCloud, The New York Times, The Weather Channel, TimeOut, TLC, TMZ, Tuenti, Twitter, wger (dieta e exercício), World Radio Player e YouTube.

A Mozilla e seus parceiros estão engajados com os desenvolvedores do mundo todo para garantir que as pessoas tenham à sua disposição a melhor seleção de aplicativos relevantes em suas localidades.

Entre os aplicativos locais do Firefox OS estão:
• Espanha: Despegar, Tuenti, El Pais, Cinco Dias, La Caixa e Tiempo
• Polônia: Tablica, Sport.pl, Pogoda e WP.pl
• Colômbia: Despegar, Guru, Gol Caracol e El Tiempo
• Venezuela: Globovision, Despegar, Cinex Movil, Ultimas Noticias, Tu Descuenton e Lider en Deportes
• Peru: Guia Desastres, Despegar, Peru Cookbook e OLX
• Uruguai: Despegar, ibus e OLX
• Alemanha: Kicker, Leo, Immoscout24 e General-Anzeiger Bonn
• México: CNN Mexico, Despegar, Media Tiempo, Quien, El Universal, Chilango e M3
• Hungria: Mozi24 e Aprod
• Brasil: UOL, OLX, Decolar, GuiaMais, BOL, SporTV, Dieta e Saúde, Editora Globo, Galinha Pintadinha, Kekanto e Vivo Chat

“A Mozilla se dedica a colocar o poder da Web nas mãos de todos e o Firefox OS é um exemplo da promessa e do potencial que a Web representa, sem a necessidade de aplicativos proprietários e plataformas fechadas”, afirma Rick Fant, Vice-Presidente do Firefox Marketplace da Mozilla. “Estamos entusiasmados com o interesse dos desenvolvedores neste curto espaço de tempo, desde que abrimos o Firefox Marketplace. E estamos impressionados com a criatividade e a inovação inspiradas pela Mozilla, pioneira em WebAPI’s”.

A Mozilla introduziu novos WebAPI’s para libertar o poder da Web e permitir que ela se torne o maior mercado do mundo. Estes WebAPI’s fornecem acesso a tudo, desde o discador e a câmera até o Bluetooth, o SMS e o acelerômetro. Desenvolvedores de todo o mundo agora podem criar experiências valiosas e divertidas na Web, que anteriormente só poderiam ser desenvolvidas por meio do código nativo proprietário, específicos para cada plataforma.

O Firefox OS disponibiliza aos desenvolvedores opções flexíveis de pagamento, incluindo o sistema de cobrança por operadora e uma API aberta para executar pagamentos in-apps, que a Mozilla pretende padronizar para todos os navegadores e sistemas operacionais. A Mozilla está trabalhando em parceria com a rede de publicidade Inneractive para criar uma biblioteca simples, que permite a integração de anúncios em aplicativos e jogos, especificamente para o Firefox OS.

O Firefox OS nivela a competição no setor de telefonia móvel e aborda questões como a fragmentação e a descoberta de aplicativos. Transferir aplicativos para Firefox OS é um processo simples que leva apenas alguns minutos, assim os desenvolvedores não precisam se preocupar em construir para vários sistemas operacionais. Aplicativos do Firefox OS estão disponíveis em todos os dispositivos e plataformas e seu conteúdo está ligado a você, e não aos seus dispositivos ou sistema operacional.

Isso significa que desenvolvedores podem criar e distribuir aplicativos sem gatekeepers, enquanto pessoas e seus conteúdos não ficam presos aos dispositivos ou plataformas.

John Jackson, Vice-presidente da IDC Research, disse, “Muitos dos mercados nos quais o Firefox está expandindo oferecem significativo potencial de volume de vendas, beneficiando todo o ecossistema contributivo da Web. Esse crescimento reforça o compromisso estratégico dos operadores com a plataforma e a sua satisfação com a adoção dos consumidores. É surpreendente que o Firefox OS esteja entrando em sua segunda fase de expansão, ao mesmo tempo em que terceiras plataformas de smartphones aspirantes continuam lutando por posição, escala e sustentabilidade em um mercado competitivo. A plataforma continua adicionando novos recursos apropriados para seus mercados-alvo, estabelecendo um equilíbrio entre valor para os consumidores e acessibilidade. E, talvez, mais importante que isso, o Firefox OS continua atraindo novos aplicativos e parcerias de conteúdo, que são a força vital para uma plataforma e ajudam a impulsionar a adoção do consumidor e a estimular a inovação nas comunidades de desenvolvedores na Web”.

O Firefox Marketplace está incluso em todos os smartphones com Firefox OS e uma prévia do recurso está disponível no Firefox para Android, Windows e Mac.

Os smartphones Firefox OS começaram a ser vendidos em julho e estarão disponíveis em mais de 10 mercados, ao redor do mundo, até o final do ano.

Para mais informações: