Mozilla em 2013

Que ano incrível para a web! Em 2013, comemoramos 15 anos de Mozilla e 15 anos de uma Web melhor, na qual fomos fundamentais em inovar e moldar para mantê-la aberta e acessível a todos. Queríamos compartilhar com vocês alguns dos nossos destaques favoritos da Mozilla.

Em 2013, lançamos os smartphones com Firefox OS, os primeiros dispositivos de Web aberta baseados inteiramente em tecnologias Web. Lançamos três dispositivos em 14 mercados com 4 operadoras parceiras. E estamos orgulhosos em contar com parceiros de hardware como ZTE, Alcatel e LG e com as operadoras Telefónica, Deutsche Telekom, Telenor e Telecom Italia Mobile.

É com orgulho que anunciamos que o Firefox é até 88 por cento mais rápido, utilizando como referência o Octane JavaScript. Destravamos a Web para que se tornasse uma plataforma para desenvolvimento de jogos high-end, através do desenvolvimento de uma versão altamente otimizada de JavaScript, chamada asm.js, que torna aplicativos da Web e jogos até 6 vezes mais rápidos, e nos unimos à Epic Games para trazer o Unreal Engine 3 para web. Mais recentemente, a Trendy lançou o Monster Madness, primeiro jogo 3D comercial alimentado por asm.js. Estamos especialmente animados com a adição do WebRTC no browser Firefox e no Firefox para Android, que permite chamadas de vídeo e compartilhamento de arquivos entre os navegadores. Além disso, existem infinitas maneiras de personalizar o Firefox para atender às suas necessidades. Você pode conferir os melhores add-ons de 2013 aqui.

Esta é apenas uma pequena amostra de algumas das realizações que mais nos orgulham. Para acessar mais informações sobre essa retrospectiva, acesse aqui.

Estamos ansiosos para fazer de 2014 um ano ainda melhor para a Web!

mozilla_eoy_2013-PT