Categorias: Firefox OS

Ecossistema do Firefox OS mantém crescimento e expande-se a novos dispositivos, mercados e categorias

O Firefox OS abriu o ecossistema móvel e está se desenvolvendo rapidamente por meio de uma ampla gama de dispositivos e categorias de produtos em toda América Latina, Europa e Ásia-Pacífico. Apenas um ano após o lançamento dos primeiros aparelhos, o Firefox OS está disponível em sete smartphones oferecidos por cinco grandes operadoras em 15 países, mostrando fortes sinais de crescimento do ecossistema, assim como uma adoção generalizada pela indústria.

Firefox OS Market Launch TimelineNovos parceiros, mercados e oportunidades

O Firefox OS alavanca a Web por meio de uma plataforma que oferece flexibilidade, escalabilidade e personalização – isenta das limitações e restrições associadas aos sistemas operacionais móveis proprietários. O sucesso e o crescimento da plataforma têm incentivado as operadoras globais e regionais a manter o desenvolvimento do Firefox OS em seus mercados.

“O Firefox OS saiu da categoria ‘outros’ para se tornar uma das principais plataformas para a indústria mundial de smartphones”, afirma Neil Mawston, diretor executivo de operação wireless global (GWP, sigla em inglês) da Strategy Analytics. “O forte interesse das principais operadoras e fabricantes de hardware permitiu que o Firefox OS avançasse em regiões-chave e desafiasse outros sistemas de software já estabelecidos”.

    Lançamentos por toda a América Latina

  • A Telefônica oferecerá celulares com Firefox OS para todos os seus mercados latino-americanos até o final do ano com expansão para a América Central nos próximos meses e, na sequência, para a Argentina e Equador. A Telefônica também está ampliando seu portfólio doFirefox OS, tendo lançado recentemente os aparelhos ZTE Open C e Open II na região e, em breve, chegarão os telefones Alcatel ONETOUCH Fire C, todos já rodandoa última versão doFirefox OS.
  • A América Móvil, que lançou telefones com Firefox OS no México recentemente, está comprometida em expandir sua oferta na América Latina até o final do ano.

    Expansão na Europa

  • A Deutsche Telekom será a primeira operadora a vender os novos telefones ALCATEL ONETOUCH Fire E, que estarão disponíveis na Alemanha nesta semana por meio da congstar. Nos próximos meses, a Deutsche Telekom também lançará os dispositivos com o Firefox OS em quatro novos mercados – Croácia, República Checa, Macedônia e Montenegro.
  • A Telefônica acaba de anunciar que a Alemanha tornou-se o nono país a oferecer telefones com Firefox OS, depois que a O2 começou a pré-venda dos telefones Alcatel ONETOUCH Fire E.
  • A ZTE será a primeira a lançar um dispositivo com o Firefox OS na França, com a chegada do Open C no final deste mês.

    O Firefox OS chegando em breve à Ásia-Pacífico

  • A Spice e a Intex lançarão, em breve, os primeiros dispositivos com Firefox OS na categoria de custo ultrabaixo na Índia.
  • Telenor confirmou que lançará os telefones com Firefox OS na Ásia até o final do ano.
  • A Chunghwa Telecom, maior operadora de Taiwan, anunciou que juntou-se ao grupo de mais de 20 operadoras que já se comprometeram com a distribuição do Firefox OS em seus mercados.

O que vem a seguir

Conforme o ecossistema Firefox OS se expande, a fundação trabalha com seus parceiros para levar uma experiência aberta a dispositivos de alto padrão e com outros formatos, provando que a flexibilidade da Web é a melhor plataforma de desenvolvimento.

Para acelerar o design, desenvolvimento e testes do ecossistema Firefox OS, a Mozilla tem parceria com a ThunderSoft para fabricar e distribuir o telefone de referência Firefox OS Flame, que já está à venda. O Flame representa os telefones de nível médio que a empresa e seus parceiros lançarão ao longo do ano que vem.

A Mozilla continua evoluindo o Firefox OS para incluir recursos como conexão e Bluetooth aprimorado que suportem facilmente o compartilhamento de conteúdo, como contatos, vídeos e imagens; suporte para LTE para tornar a experiência móvel ainda mais rápida; Firefox Accounts, como uma forma segura e simples para os usuários levarem o Firefox para qualquer lugar por meio de serviços que incluem o Firefox Marketplace, Firefox Sync, backup do dispositivo, armazenamento em nuvem e o serviço de localizar, envio de mensagem ou limpeza de um telefone que tenha sido perdido ou roubado.

A Mozilla está trabalhando ainda com a Panasonic para desenvolver a próxima geração de SmartTVs que rodem o Firefox OS, e a Abitcool vai lançar um dispositivo de streaming HDMI ainda este ano, que permitirá ao usuário transmitir conteúdo de aplicativos compatíveis, móveis ou da Web, a uma HDTV.

“Este ano representou um enorme crescimento e oportunidades para o Firefox OS”, afirma Andreas Gal,  CTO da Mozilla. “Como única plataforma que efetivamente tem seu código aberto, o Firefox OS  inaugurou um novo mercado móvel para usuários, desenvolvedores, participantes da indústria  que estavam restritos a sistemas fechados, bem como gatekeepers de conteúdo. Agora, estamos expandindo esta missão para novas regiões, dispositivos e, em breve, a outras áreas da vida dos nossos usuários, conforme novos formatos surgirem”.

Citações de apoio de parceiros

Dan Dery, diretor de Marketing da ALCATEL ONETOUCH, disse: “A nossa série FIRE é um exemplo perfeito de como inovamos para que todos possam ter acesso à Internet móvel. Com o Firefox OS da Mozilla, desenvolvemos dispositivos com preços acessíveis e ricos em recursos, que criam valor incomparável para os nossos clientes. A ALCATEL ONETOUCH vai manter a parceria com a Mozilla para continuar desenvolvendo a nossa gama de dispositivos para atender às diferentes necessidades dos clientes em todos os segmentos de mercado de todo o mundo”.

Marco Quatorze, diretor de serviços de valor agregado da América Móvil, afirma: “A América Móvil sempre esteve na vanguarda da tecnologia móvel, é por isso que temos o prazer de anunciar que vamos continuar vendendo telefones com Firefox OS e estamos empenhados em expandir a oferta na América Latina até o final do ano. Com isso, vamos oferecer a todos os nossos usuários uma combinação de excelentes dispositivos móveis com um sistema operacional inovador”.

Thomas Kiessling, chefe de produtos e inovação da Deutsche Telekom, declarou: “O lançamento contínuo do Firefox OS em nossos mercados europeus é a prova tangível da nossa parceria com a Mozilla para levar um sistema operacional aberto a todos os nossos clientes. A Deutsche Telekom é a maior operadora da Europa para o Firefox OS. Nos próximos meses, pretendemos apresentar novos smartphones com Firefox OS e ampliar a nossa presença a mais quatro países: Croácia, República Checa, Macedónia e Montenegro”.

Yuki Kusumi, diretor da divisão de entretenimento doméstico da empresa de aparelhos da Panasonic, disse: “Conforme o anúncio conjunto durante a CES 2014, começamos a trabalhar com a Mozilla em nossa próxima geração de TV inteligente que rodará o Firefox OS. Estamos contentes de ver que o sistema teve resultados frutíferos no primeiro ano, tanto na expansão quanto no desenvolvimento do ecossistema, em diferentes dispositivos e formatos. Em seu  segundo ano, com as tecnologias Open Web e a colaboração com os talentos da Mozilla, acontecerá uma maior inovação em tecnologias de TVs inteligentes e produtos, levando aos nossos clientes a um novo nível de experiência”.

Francisco Montalvo, diretor do grupo de dispositivos na Telefônica, afirma: “Estamos muito contentes de que nossos clientes estejam apoiando o Firefox OS em seus países, com grande penetração em muitos deles. A Telefônica está determinada a devolver o controle do conteúdo, privacidade e liberdade a seus clientes e o Firefox OS é o ecossistema que melhor suporta esse objetivo”.

Adam Zeng, CEO da ZTE Mobile Devices, disse: “A Mozilla é uma parceira fundamental para a ZTE, já que ambas compartilhamos o compromisso de trazer inovações em Internet móvel de ponta aos consumidores de todo o mundo. A ZTE reconheceu, há muito tempo, o potencial do Firefox OS como uma plataforma-chave que oferece um valor extraordinário aos usuários móveis de todo o mundo, e vamos continuar investindo no sucesso da nossa parceria”.