Mozilla apresenta o Firefox mais customizável de todos os tempos com design novo e elegante

A Mozilla é uma organização sem fins lucrativos, impulsionada pela missão de promover abertura, inovação e oportunidade na Web. Trabalhamos como uma comunidade global para desenvolver produtos como o Firefox, que incorporam os nossos valores e oferecem mais controle ao usuário, flexibilidade e inovação na rede.

Lançamos o Firefox há quase 10 anos, e desde então, ele cresceu e se tornou o navegador mais personalizável e confiável, escolhido por meio bilhão de pessoas em todo o mundo.

Reinventamos e redesenhamos nosso navegador para que ele pudesse estar em sintonia com o uso que cada um faz da Web hoje e é com satisfação que anunciamos muitos recursos, incluindo um design ainda mais elegante e divertido, novo menu, modo de personalização e um serviço aprimorado do Firefox Sync, alimentado pelo Firefox Accounts.

A primeira coisa que vai chamar a sua atenção no Firefox é o novo e bonito design que facilita a concentração do usuário no conteúdo da Web. As abas são elegantes e suaves para ajudá-lo a navegar ainda mais rápido. É fácil visualizar a aba que está visitando, já que as outras abas desaparecem ao fundo, se tornando uma distração a menos quando não estiverem sendo utilizadas.

O menu Firefox foi relocado para o canto direito da barra de ferramentas e disponibiliza todos os controles do navegador em um único lugar. O menu inclui a ferramenta “Customize”, que aumenta muito a capacidade de personalização do Firefox: é possível adicionar ou mover qualquer recurso, serviço ou complemento. Este nível de personalização do navegador coloca você no controle da sua experiência na Web de uma maneira que nenhum outro faz.

O novo Firefox Sync é uma maneira segura e fácil de levar o seu Firefox a qualquer lugar. O serviço dá acesso ao histórico de navegação da Awesome Bar, senhas salvas, marcadores, abas abertas e dados de formulário de todo os seus computadores e dispositivos móveis com Android. Ele é alimentado pelo Firefox Accounts, o que simplifica a configuração e o processo de sincronização dos dispositivos.

Analisamos cada parte do Firefox e tornamos tudo mais agradável e mais fácil de usar – até mesmo os marcadores. Você pode criar marcadores com um único clique e gerenciá-los a partir do mesmo local.

bookmarkConfira alguns dos novos recursos abaixo e divirta-se tornando o Firefox ainda mais seu.

Novidades no Firefox:

  • Um novo e elegante design: Abas mais bonitas e uma aparência geral mais suave para que o usuário possa utilizar a Web do jeito que bem entender.
  • Modo de Customização: Torna mais fácil personalizar a sua experiência na Web, acessando os recursos mais utilizados. É possível arrastar e soltar recursos, ferramentas ou complementos favoritos no menu ou na barra de ferramentas.
  • Menu Firefox: Inclui controles de navegador populares, recursos e complementos em um só local, para acesso rápido e fácil. O menu é totalmente personalizável, o que permite editar ou adicionar os recursos mais utilizados.
  • Marcadores simplificados e divertidos: É possível criar marcadores com um único clique e gerenciá-los a partir do mesmo local.
  • Fácil acesso ao gerenciador de complementos: O Firefox inclui um gerenciador de complementos para que você os acesse diretamente a partir do menu, ajudando na hora de descobrir novos complementos e instalá-los.
  • Um serviço aprimorado do Firefox Sync com o Firefox Accounts: Basta criar uma conta no Firefox Accounts e nosso recurso de sincronização tornará ainda mais fácil configurar e adicionar vários dispositivos com criptografia end-to-end.  O Firefox Sync dá acesso ao histórico de navegação da Awesome Bar, senhas salvas, marcadores, abas abertas e dados de formulários, a partir de qualquer computador ou de dispositivos móveis com Android.

Plataforma Web e ferramentas para desenvolvedores:

  • WebRTC: O Firefox suporta WebRTC, permitindo chamadas de vídeo e compartilhamento de arquivos entre navegadores.
  • WebAPIs: Existem agora mais de 30 WebAPIs – uma iniciativa em que a Mozilla foi pioneira – que desbloqueiam funcionalidades e recursos na plataforma Web.
  • asm.js e Emscripten: O Firefox adicionou essas tecnologias pioneiras da Mozilla que convertem C/C++ em asm.js (um subconjunto do JavaScript), assim,  jogos podem ser executados diretamente no navegador em velocidade quase nativa e sem plugins. A disponibilidade de otimizações específicas de asm.js no Firefox torna a sua execução mais rápida do que em qualquer outro browser. Com o asm.js e Emscripten, ajudamos a Epic Games e a Unity a acrescentar a Web como uma opção diferente para exportar suas engines super populares, sem a necessidade de plugins.
  • Web API de áudio: Com o Web Audio API, desenvolvedores agora podem construir engines de áudio mais robustas, que suportam novos recursos como áudio posicional e suporte para efeitos como o “reverb”, permitindo criar experiências imersivas de áudio na Web, algo essencial para desenvolvedores de jogos.
  • CSS Flexbox: A integração do CSS do Flexbox no Firefox torna mais fácil para desenvolvedores construir interfaces de usuário adaptáveis ao tamanho da janela do navegador ou criar layouts mais “elásticos”, que se adaptam ao tamanho da fonte. Isto é útil quando os desenvolvedores tentam criar uma interface de usuário consistente para o seu site ou um aplicativo da Web utilizando desktop e dispositivos móveis.
  • Gerenciador de aplicativos: Disponibiliza as ferramentas de desenvolvedor do Firefox Web para aplicativos móveis, simplificando o desenvolvimento de aplicativos na rede com protótipos disponíveis em tempo real e, também, a depuração de apps em smartphones com o sistema operacional Firefox OS, que pode ser feita diretamente do desktop.
  • Extensão de APIs: desenvolvedores que utilizam o complemento SDK agora têm à sua disposição API’s com um novo botão e barras de ferramentas para integrar facilmente o seu complemento à nova barra de ferramentas personalizável do Firefox.

Para mais informações: