Conheça o Codemoji: o novo jogo para ensinar sobre os princípios básicos da criptografia

mozilla1

Esta mensagem pode parecer uma sucessão aleatória de emoticons, mas na verdade, quando descodificada, significa: “a criptografia importa”.

Nessa semana, Mozilla lançou o Codemoji, uma ferramenta divertida e educativa que apresenta aos usuários frequentes da internet os princípios básicos da criptografia, utilizando para isso emoticons.
Como funciona
Codemoji é uma plataforma na web que permite os usuários a escreverem uma mensagem, codifica-la utilizando emoticons e enviá-la a um amigo.

mozi2

 

Importante: Codemoji foi pensado como uma ferramenta de aprendizagem e não como uma plataforma para compartilhar informações pessoais. Por sorte, a criptografia moderna é muito mais forte do que essa simples codificação. Se pretende enviar uma informação sigilosa, é melhor utilizar uma ferramenta de segurança mais sofisticada

Por que o Codemoji foi criado
Mozilla criou o Codemoji junto com a TODO, uma agência criativa e de desenho localizada em Turin. O objetivo da ferramenta é ensinar aos usuários frequentes da internet a respeito da criptografia e seus princípios básicos. Mark Surman, diretor executivo da Mozilla, afirma: “quanto mais gente entendendo como funciona a criptografia e por quê é importante para eles, mais gente poderá colocar-se em pé e defender a importância de códigos criptografados. Isso é crucial: nos dias de hoje, a criptografia está sendo ameaçada em todo o mundo. Da França a Austrália, passando pelo Reino Unido, os governos estão propondo políticas que podem danificar a segurança do usuário devido a criptografia ser debilitada. Nos Estados Unidos, o FBI pediu recentemente a Apple para minar a segurança de deus próprios produtos”.

Mozilla considera que a criptografia é a ferramenta mais importante que as pessoas possuem para construir uma internet mais segura. E construir isso é algo fundamental para os usuários, economia e para a segurança nacional. A criptografia faz parte da vida cotidiana de todos e também do comércio. As coisas que fazemos com ela são atividades valiosas, como ir ao banco e fazer compras. Se a criptografia está enfraquecida, tudo isso se torna arriscado.

A Mozilla acredita que o Codemoji é o primeiro passo para os usuários da Internet compreenderem melhor do que consiste a criptografia. Para obter mais informações a respeito da importância da criptografia e de como é possível contribuir em sua defesa, acesse ao site.