Brendan Eich renuncia ao cargo de CEO da Mozilla

A Mozilla orgulha-se de adotar um padrão diferente de empresa. E, na semana passada, não fizemos jus a esse posicionamento. Sabemos porque as pessoas estão magoadas e com raiva, e elas tem razão: não permanecemos fiéis a nós mesmos.

Não agimos de acordo com o que se espera da Mozilla. Não agimos rápido o suficiente assim que a controvérsia começou. Pedimos desculpas. Precisamos melhorar.

Brendan Eich optou por abrir mão de seu papel como CEO, tomando esta decisão pela Mozilla e pela nossa comunidade.

A Mozilla acredita tanto na igualdade quanto na liberdade de expressão. A igualdade é necessária para que o discurso seja significativo. E é preciso liberdade de expressão para lutar por igualdade. Descobrir como manter esse equilíbrio pode ser difícil.

Nossa cultura organizacional reflete a diversidade e a inclusão. Ficamos contentes com as contribuições de todos, independentemente da idade, cultura, etnia, gênero, identidade de gênero, língua, raça, orientação sexual, localização geográfica e posição religiosa. A Mozilla apoia a igualdade para todos.

Nossos funcionários possuem uma grande diversidade de opiniões. Nossa cultura de abertura incentiva a equipe e a comunidade a compartilhar suas crenças e opiniões em público. É isso que diferencia a Mozilla das demais organizações e nos garante um padrão mais elevado. Mas desta vez, falhamos em ouvir, engajar e em sermos guiados por nossa comunidade.

Embora dolorosos, os acontecimentos da semana passada mostram exatamente porque precisamos da web. Para que possamos todos participar livremente de debates difíceis, mas necessários para tornar o mundo melhor.

Precisamos nos focar novamente em proteger a Web, de uma maneira que deixe todos vocês orgulhosos em apoiar a Mozilla.

O que virá no futuro para a liderança da Mozilla ainda está sendo discutido. Queremos ser abertos sobre onde estamos para decidir o futuro da organização e teremos mais informações na próxima semana. No entanto, nossa missão será sempre tornar a Web mais aberta e tornar a humanidade mais forte, mais inclusiva e mais justa: é isto que significa proteger a Web aberta.

Sairemos dessa com uma maior compreensão dos fatos e humildade renovada – nossa comunidade grande, global e diversificada é o que faz a Mozilla especial, e é o que vai ajudar a cumprir nossa missão. Somos mais fortes com vocês envolvidos.

Obrigado por permanecer conosco.

Mitchell Baker, Presidente Executiva